Desafios na área de direitos humanos

Por Frederico Vasconcelos

Relatório Direitos Humanos

“O Brasil está entre as democracias mais influentes em assuntos regionais e globais. Nos últimos anos, tornou-se uma voz cada vez mais importante em debates sobre as respostas internacionais a problemas de direitos humanos. No plano doméstico, entretanto, o país continua enfrentando graves desafios relacionados aos direitos humanos, incluindo execuções extrajudiciais cometidas por policiais, tortura, superlotação das prisões e impunidade para os abusos cometidos durante o regime militar (1964-1985).

Para lidar com altos índices de criminalidade, alguns policiais brasileiros se envolvem em práticas abusivas e permanecem impunes. Recentemente, os governos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro adotaram medidas para melhorar o desempenho das polícias e cessar os abusos, mas falsos boletins de ocorrência e outras formas de acobertamento persistem”.

O texto acima é a abertura do capítulo sobre o Brasil do “Relatório Mundial de Direitos Humanos 2014” divulgado pela “Human Rights Watch” (*).

O documento de 667 páginas resume os principais desafios na área dos direitos humanos em mais de 90 países.

—————————————————————————————————–

(*) http://www.hrw.org/world-report/2014