Barroso Filho é indicado para o STM

Por Frederico Vasconcelos

BarrosoA presidente Dilma Rousseff indicou ao Senado Federal o nome do juiz-auditor José Barroso Filho para a vaga de magistrado de carreira no Superior Tribunal Militar.

“Ficamos muito felizes com a notícia porque é um renomado nome da magistratura brasileira. O Superior Tribunal Militar estará recebendo um grande quadro da magistratura”, disse o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo Costa.

Segundo o presidente da AMB, Barroso “é um juiz que convive com os Direitos Humanos e está engajado na construção da democracia”.

José Barroso Filho é magistrado desde 1992. Seu nome é respeitado pela atuação como membro do Poder Judiciário e pela destacada ação social e acadêmica.

Foi Promotor de Justiça, Juiz Estadual, Juiz Eleitoral e Juiz-Auditor, nas cinco regiões do Brasil. Tem formação específica obtida no Curso de Doutorado em Administração Pública. Exerceu as funções de Juiz-Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e da Presidência do Superior Tribunal Militar.

É presidente da associação dos Magistrados da Justiça Militar (Amajum) e integrante da FRENTAS, entidade que congrega as associações de magistrados e membros do Ministério Público da União e da AMB.

Participa do projeto “Centros Integrados de Desenvolvimento Regional”, do Projeto Rondon, do Grupo de Trabalho Araguaia e do Grupo Especial de Fiscalização Móvel no combate ao trabalho escravo.