Dilma indica Gurgel para vaga de Eliana

Por Frederico Vasconcelos

Dilma indica Gurgel

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado o nome do juiz federal Luiz Alberto Gurgel de Faria para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, na vaga decorrente da aposentadoria da ministra Eliana Calmon, ex-corregedora nacional de Justiça.

Gurgel atua no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, e teve o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do ministro Francisco Falcão, presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça.

Conterrâneo do presidente da Câmara, o magistrado iniciou sua carreira como juiz do Tribunal Regional do Trabalho em Natal (RN).

Gurgel concorreu em lista tríplice em que figuravam os desembargadores Reynaldo Fonseca (TRF-1), apoiado por José Sarney, e Messod Azulay (TRF-2).

A lista tríplice foi entregue ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo presidente do STJ, ministro Felix Fischer, no dia 14 de abril.

O STJ havia registrado os nomes de 14 juízes federais candidatos à vaga de Eliana Calmon, que se aposentou em dezembro último.

Gurgel deverá ser sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.