Aposentadoria de Barbosa e leituras equivocadas

Por Frederico Vasconcelos

Aposentadoria e Leituras equivocadas
Alguns leitores consideraram “tendencioso” o título do post “Dilma aposenta Joaquim Barbosa“.

Numa leitura precipitada, viram uma tentativa subliminar de prejudicar a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Alegam que o correto seria “Dilma concede aposentadoria a Joaquim Barbosa”.

A leviandade de alguns comentários mais afoitos –vetados por este editor– traduz apenas patrulhamento ideológico, insinuando o uso do espaço para fins eleitorais.

O título está correto. Segundo o dicionário de Houaiss, uma das acepções de aposentar é “conceder a ou obter aposentadoria”.

O fato de que a presidente concedeu a aposentadoria está registrado no texto e documentado na portaria reproduzida no Blog.

Trata-se apenas do registro de um fato previsível. Assim como o Blog noticiou, em texto curto e em primeira mão, a alteração do regimento do STF para adaptar os procedimentos da sucessão à aposentadoria antecipada do ministro. E registrou, igualmente, o ato de Barbosa sobre quando seria realizado o processo eleitoral.

Nada impede o editor de mudar os títulos de posts, atendendo a sugestões de leitores.

Neste caso, a alteração seria duplamente indevida. Não há correção a fazer e a mudança poderia realimentar a inaceitável sugestão de que teria havido má-fé na versão publicada.