O golpe militar em quadrinhos

Por Frederico Vasconcelos

Livro Golpe 64Será lançado nesta terça-feira (25), na Livraria da Vila, em São Paulo (*), o livro “O Golpe de 64“, que reconstitui o golpe militar de 1964 em forma de história em quadrinhos.

O livro é uma parceria entre os jornalistas Oscar Pilagallo e Rafael Campos Rocha, colaboradores da Folha.

Segundo a apresentação do livro, “em 31 de março de 1964, as forças militares brasileiras deflagraram um golpe de Estado contra o presidente João Goulart e instalaram no país uma ditadura que duraria duas décadas”.

“A ruptura institucional não resultou de uma ação intempestiva. Foi antes o apogeu de um longo e cada vez mais acirrado confronto entre pessoas, partidos e movimentos com concepções divergentes sobre o futuro político e social do Brasil”.

“Essa disputa ideológica – cujo desfecho foi postergado em dez anos pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas – e a progressiva armação do golpe são os temas centrais dessa história em quadrinhos”.

Oscar Pilagallo trabalhou na BBC de Londres e na Folha. Em 1993, recebeu o Prêmio Esso de Reportagem. Criou e editou a revista “EntreLivros“. É autor de “História da Imprensa Paulista” (Três Estrelas, 2012) e “História do Brasil no século XX” (Publifolha, 2009). É colaborador da Folha e do “Valor Econômico“.

Rafael Campos Rocha é cartunista, quadrinista e ilustrador. É autor de “Deus, essa gostosa” (Quadrinhos na Cia., 2012) e colaborador da Folha. Seus cartuns e ilustrações já foram publicados nas revistas “Piauí“, “Caros Amigos“, “Cândido“, “Graffiti“, “Samba” e “Beleléu“. Recebeu prêmios como Society for New Design (2012) e 15º European Newspaper Award (2013).

————————————————————–

(*) SERVIÇO:

Lançamento: “O Golpe de 64” (Editora Três Estrelas)
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo)
Horário:18h30
Preço: R$ 34,90