Chapéu: cada cabeça, uma sentença

Por Frederico Vasconcelos

Trecho de post intitulado “Chapéu”, publicado pelo Juiz de Direito Roberto Luiz Corcioli Filho, de São Paulo, em seu blog:
Chapéu Panamá

Eu realmente não entendo por que não se usa chapéu no Brasil. Bem, para não ser incorreto e injusto com a turma de Barretos, vou me concentrar na cidade de São Paulo.

Bate-se recorde de temperatura, sol a pino e tal, e eu sou alvo de olhares de estranhamento por me valer no vai e volta do trabalho de meu panamá.

Se é verdade que já recebi elogios pelo chapéu, também já fui repreendido por seu uso. Na ocasião, no saguão do fórum, fui abordado por um segurança que não considerou meu chapéu bem-vindo. Paletó e gravata nestas terras tropicais, certamente, mas chapéu? Nada menos condizente…

Como se sabe, no Brasil portarias costumam valer mais que Constituição. Inclusive aquelas que cuidam de matéria tão relevante como o chapéu. Mas como vivo expondo minha discordância quanto a tal ordem de coisas em meu ofício, continuo a avançar pelo saguão impassível. E que vão cuidar de outras pseudo-ilegalidades.