STF julga Raupp, Camarinha e Lessa

Por Frederico Vasconcelos

Raupp, Camarinha, Dorinha e Lessa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar nesta terça-feira (5) Ação Penal na qual o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) responde à acusação de crimes contra o sistema financeiro. Os delitos teriam sido praticados quando Raupp era governador de Rondônia (1995-1998) e estão relacionados ao uso de recursos do Banco Mundial, destinados a um plano de manejo florestal, para o custeio despesas correntes do estado.

Também na pauta embargos de declaração em Inquérito no qual o ex-deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP) é acusado da prática de crimes de injúria e difamação, além de embargos de declaração contra decisão que recebeu a denúncia em inquérito contra a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), acusada de supostas irregularidades em compra de material escolar.

A Segunda Turma deverá julgar Inquérito ajuizado contra o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR-AL) –-que tramita em segredo de justiça.

Integram a Primeira Turma a ministra Rosa Weber (presidente) e os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Já a Segunda Turma é composta pelos ministros Teori Zavascki (presidente), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.