Favorito, Janot enfrenta opositores

Por Frederico Vasconcelos

Raquel Dodge e Mario Bonsaglia

Nesta segunda-feira (15), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, e o subprocurador-geral da República Mario Luiz Bonsaglia deverão inscrever seus nomes para a eleição da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) como candidatos ao comando da Procuradoria-Geral da República no próximo biênio.

O Blog não conseguiu confirmar a informação de que a subprocuradora-geral Raquel Elias Ferreira Dodge também pretende disputar a eleição da ANPR. A conferir.

As inscrições serão encerradas nesta segunda-feira, às 18h. Em eleições anteriores, alguns candidatos só confirmaram a inscrição no final do prazo.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos se inscreveu no último dia 5.

A eleição para formação da lista tríplice será realizada no dia 5 de agosto. Os nomes serão enviados à presidente Dilma Rousseff, e o escolhido deverá ser submetido a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e a votação secreta no plenário do Senado.

Janot é apontado como favorito, diante das pressões que vem sofrendo de parlamentares investigados pelo Ministério Público Federal.

Mario Luiz Bonsaglia é Doutor em Direito pela USP e Coordenador da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional), da qual também participa Carlos Frederico Santos.

Raquel Dodge é Mestre em Direito por Harvard (EUA) e titular da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Criminal).