Pro bono: IDDD elogia decisão da OAB

Por Frederico Vasconcelos

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) divulgou nota pública em que parabeniza o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela aprovação da advocacia pro bono na reunião extraordinária do último domingo.

Eis a íntegra da manifestação:

***

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD, que trabalha pelo fortalecimento do direito de defesa há 15 anos, vem a público elogiar a regulamentação da advocacia pro bono pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil no último domingo, 14.

Evidentemente, o IDDD reconhece a importância do trabalho das Defensorias Públicas, cujo fortalecimento deve ser sempre a primeira e principal bandeira em favor de uma defesa efetiva daqueles menos favorecidos. No entanto, o contingente de acusados que não são atendidos pela Defensoria ainda é bastante representativo, conferindo indiscutível relevância à advocacia voluntária.

Diante dessa realidade, acertou o Conselho Pleno da OAB quando teve a coragem de ouvir às reivindicações de grande parte da advocacia e aprovou a possibilidade de advogados prestarem serviços jurídicos de forma gratuita e voluntária. 

O IDDD parabeniza a OAB pela decisão tomada e se compromete a seguir lutando pelo fortalecimento do direito de defesa, empregando zelo e dedicação à defesa daqueles que necessitam de sua assistência jurídica.

Augusto de Arruda Botelho
Diretor Presidente