Janot mostra o retrato do MP em 2014

Por Frederico Vasconcelos

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentará nesta quarta-feira (22), durante sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a quarta edição da publicação “Ministério Público – Um Retrato“.

O documento traz dados sobre a atuação funcional e administrativa dos Ministérios Públicos Estaduais e dos quatro ramos do Ministério Público da União em 2014.

O relatório apresenta informações como número de inquéritos instaurados e movimentados, denúncias oferecidas, processos recebidos, além do índice de arquivamentos e de denúncias por tipo penal.

Merecem destaque os dados sobre violência doméstica, crimes praticados por menores de idade, crimes contra o patrimônio e crimes contra a vida.

Com relação à atuação administrativa, são abordados, entre outros, temas como gestão de pessoas, gestão estrutural e gestão da tecnologia da informação.

Para expor a atuação funcional, os dados foram coletados e divididos em matérias extrajudicial (cível e penal); cível; infância e juventude (cível e penal); criminal; trabalhista, (referente apenas ao Ministério Público do Trabalho); e matéria criminal militar, (referente apenas ao Ministério Público Militar).

Há também dados sobre o número de inquéritos civis instaurados por assunto, bem como o quantitativo de termos de ajustamento de conduta firmados, além de informações sobre a gestão administrativa.