Projeto de memorial sobre período da ditadura já pode captar recursos

Por Frederico Vasconcelos

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, publicou portaria que aprova a captação de recursos para o projeto cultural “Memorial da Luta pela Justiça – Advogados Brasileiros contra a Ditadura”.

A aprovação era aguardada pela Comissão da Verdade da OAB-SP que planeja ações para viabilizar o projeto.

Segundo Mario Sérgio Duarte Garcia, presidente da Comissão, o imóvel que abrigará o Memorial foi requerido pela Polícia Federal e pela prefeitura do município de São Paulo, mas ao final a Seção São Paulo da OAB ganhou a disputa.

O projeto foi idealizado pela Secional paulista da Ordem em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. Com a captação de recursos, os parceiros pretendem reformar o imóvel para abrigar um espaço público dedicado à educação e preservação da memória daquele período histórico, com documentos da época e peças jurídicas dos advogados que defenderam os presos políticos.

O prédio da 2ª Circunscrição Judiciária Militar, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, abrigava nos anos de chumbo os presos políticos que aguardavam pelo julgamento em primeira instância. A edificação foi doada em 2013.