Juízes gaúchos simulam eleição direta

Por Frederico Vasconcelos

A Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) realizou nos dias 9 e 11 deste mês Eleição Direta Simulada para a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O desembargador Luiz Felipe Silveira Difini venceu a eleição, obtendo 55,10% dos votos. O desembargador Guinther Spode obteve 43,63%. Os nulos e brancos representaram apenas 1,27%.

Do total de magistrados aptos, juízes e desembargadores, 57,82% votaram no sistema eletrônico disponibilizado. Difini e Guinther se dispuseram a participar do exercício simulado.

“Devemos comemorar esse resultado porque uma participação tão grande e tão efetiva demonstra a capacidade de mobilização da Ajuris e também o grande interesse da magistratura de que todos possam votar para a escolha das mesas diretoras”, afirmou Eugênio Couto Terra, presidente da Ajuris.

Dois dias depois da eleição simulada, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anunciou que fará consulta entre todos os magistrados a respeito do processo eleitoral para a administração.