MPF lista ações contra a corrupção

Por Frederico Vasconcelos

MPF e catálogo sobre corrupção

Catálogo detalha as 100 principais ações corrupção em todo o país; estão em andamento 26 mil investigações.

O Ministério Público Federal está divulgando um catálogo com as 100 principais ações de combate à corrupção em todo o Brasil. O levantamento –a partir de cada unidade da federação– foi apresentado e debatido em evento realizado em Brasília, nesta quarta-feira (9), no Dia Internacional de Combate à Corrupção. (*)

“Atualmente, encontram-se em andamento no Ministério Público Federal 26 mil investigações diretas envolvendo fatos de corrupção, sendo que, neste ano de 2015, até o mês de outubro, já foram ajuizadas 1.229 ações de improbidade administrativa e 901 ações penais envolvendo casos de corrupção”, afirma na apresentação do catálogo o subprocurador-geral da República Nicolao Dino Neto, coordenador da Câmara de Combate à Corrupção.

Segundo Nicolao Dino, o ano de 2015 foi “um grande marco no combate à corrupção, protagonizado pelo MPF”, estando em curso o caso Lava Jato.

“A criação dos Núcleos de Combate à Corrupção nas Procuradorias da República e Procuradorias Regionais da República, como células especializadas na prevenção e no enfrentamento dessa temática, permitiu alcançar um salto estatístico em quantidade e qualidade das ações anticorrupção movidas pelo MPF”, afirma o subprocurador-geral.

(*) https://slate.adobe.com/cp/DgF4n/