Cecília Marcondes vai presidir TRF-3

Por Frederico Vasconcelos

Cecília Marcondes, Prieto, Cazerta e Mairan Maia

A desembargadora federal Cecília Marcondes foi eleita presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP/MS) para o biênio 2016-2018. Ela sucederá ao desembargador Fábio Prieto.

A presidente eleita recebeu 34 votos (94,44% dos votos). Houve dois votos em branco. Para o cargo de vice-presidente, foi escolhido o desembargador federal Mairan Maia, com 27 votos e 9 em branco (75% dos votos).

A corregedora-regional será a desembargadora federal Therezinha Cazerta, eleita com 31 votos e 5 em branco (86,11% dos votos).

Natural de São Paulo, Cecília Marcondes é formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Direito Tributário e doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Oriunda do Ministério Público Federal, chegou em 1998 ao TRF-3, onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente.

O TRF-3 informa que, na gestão iniciada em fevereiro de 2014, a desembargadora federal reduziu a zero o acervo de processos criminais, de ações civis públicas, de ações populares, de processos em que a Caixa Econômica Federal é parte e também o saldo de ações previdenciárias.

Nesta sexta-feira (11), o TRF-3 definiu nomes de juízes federais para a promoção de desembargadores federais.

Pelo critério de antiguidade, o Pleno aprovou a promoção dos juízes federais Wilson Zauhy Filho, Ana Lúcia Jordão Pezarini e Nelson de Freitas Porfírio Júnior.

Também foram elaboradas duas listas tríplices, sob o critério de merecimento. A primeira está integrada pelos juízes federais Valdeci dos Santos (terceira vez consecutiva), José Carlos Francisco e Carlos Eduardo Delgado. A segunda, pelos juízes federais Leila Paiva Morrison, Carlos Eduardo Delgado (terceira vez consecutiva) e José Carlos Francisco.