Juiz critica apoio a Ribeiro Dantas

Por Frederico Vasconcelos

Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal no Recife, diz que solidariedade pode ser vista como “adulação”.

O juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, do Recife, criticou as notas de apoio ao ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas por decisões tomadas como relator da Operação Lava Jato.

Como este Blog registrou, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) publicou nota de solidariedade, em que o presidente da entidade, Antônio César Bochenek, acompanha manifestações de juízes federais da 5ª Região, “em face dos ataques decorrentes das decisões prolatadas” por Ribeiro Dantas.

Para Wanderley Nogueira, “a nota vai parecer aos olhos do povo muito mais adulação do que qualquer outra coisa mais elevada”.

Eis a íntegra do comentário enviado ao Blog:

***

Eu não conheço os fatos, mas sou Juiz Federal/5ª Região. Todo Juiz de formação genuína deve estar preparado para absorver as incompreensões que vêm da sociedade por muitas formas. Por isso, uma manifestação desse tipo prejudica mais do que ajuda.

A melhor defesa de um Magistrado é sempre a fundamentação de seus veredictos.

Eu mesmo já fui muitas vezes vítima desse tipo de atitude, mas nunca vi “apoio” da categoria. Essa nota vai parecer aos olhos do povo muito mais adulação do que qualquer outra coisa mais elevada.

Eu mesmo abominaria que me viessem com elogios pelo simples fato do cumprimento do meu dever. Sinto que deveríamos estar combatendo os vícios do sistema, como o “quinto constitucional” e o desrespeito à regra moralizadora do art. 93, II, b, CF.

Também enfrentar o vertiginoso processo de juvenilização no TRF5, como a excrescência ética da “bengalinha”. Não é boa a iniciativa da nota.

O Ministro favorecido, certamente, não precisa disso.