Tribunal doa violinos a escolas

Por Frederico Vasconcelos

Instrumentos adquiridos pelo TRF-5 com a venda de papel triturado para reciclagem serão usados em orquestra infantil no Recife.

Violinos no tribunal

 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede no Recife, doou 15 violinos para uma orquestra infantil formada por 36 alunos de duas escolas.

Os instrumentos foram adquiridos com recursos arrecadados com a venda de papel triturado para reciclagem, doado pelo TRF5, por meio do setor de Reprografia (Núcleo de Gestão Documental).

“Eu sabia que uma das coisas mais importantes da minha gestão seria justamente este projeto, que transforma lixo em cultura. É tocante saber que, por meio da música, estas crianças poderão ter outras e melhores oportunidades”, disse o presidente do tribunal, desembargador federal Rogério Fialho Moreira.

Segundo ele, com essa iniciativa o Tribunal desempenha sua responsabilidade social e ambiental.

Os violinos são do tipo ¾, tamanho ideal para crianças. As escolas contempladas são a Pedro Augusto e Nossa Senhora do Pilar, ambas no Recife, sendo esta última localizada nas imediações do TRF5.

Participaram da entrega dos instrumentos a diretora da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), Maria das Graças Soares; a representante da ONG Moradia e Cidadania, Selda Cabral; e a diretora da escola Nossa Senhora do Pilar, Adeneide Vitor dos Anjos.

A ONG firmou parceria com a faculdade Fafire no projeto “Com Notas e Cordas: Crescendo na Harmonia”, que ensina alunos de escolas públicas a tocar instrumentos musicais, com vistas à inclusão social.

As aulas serão ministradas pelo mentor do projeto, maestro Deoclécio dos Reis.