Operação Lava Jato muda de patamar

Por Frederico Vasconcelos

Sergio Moro  e Teori Zavascki

A fase empresarial da Operação Lava Jato, desenvolvida em Curitiba, estaria praticamente encerrada. Tem início agora a fase da política oficial, com a transferência de vez da Lava Jato para Brasília, “o que significa que o juiz Sergio Moro acaba de passar o bastão para o ministro Teori Zavascki”.

A tese é de Marcos Nobre, professor de filosofia política da Unicamp e pesquisador do Cebrap. Foi defendida nesta segunda-feira (21) no jornal “Valor“, em artigo sob o título “Lava Jato chegou a Brasília para o impeachment”.

A senha da troca de guarda, segundo Nobre, veio com o recado de Zavascki, ao dizer que “papel de juiz é o de resolver conflitos, não o de criar conflitos”.

“O recado foi muito além de um pito funcional. A mensagem do ministro Zavascki foi a de que o ritmo e o tempo da operação estão agora sob sua responsabilidade.”

Ou seja, “um ritmo de delações e de condenações bem menos acelerado do que aquele imposto por Sergio Moro no caso de empresários e políticos sem mandato ou cargo”, diz o professor.

A conferir.