Novos ministros escolhem Turmas no STJ

Por Frederico Vasconcelos

Paciornik e PalheiroOs dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça –que tomam posse nesta quarta-feira (6) às 18h– já escolheram as Turmas em que vão atuar.

Joel Ilan Paciornik vai para a 5ª Turma, que julga os processos da Lava Jato. Antonio Saldanha Palheiro vai para a 6ª Turma.

Paciornik vem do TRF-4, com sede em Porto Alegre (RS), e tem apoio do governador Beto Richa, do Paraná. Vai substituir o ministro aposentado Gilson Dipp.

Saldanha é egresso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Fez a primeira escolha, foi apoiado pelo governador Pezão e pelo ministro Luis Felipe Salomão. Vai substituir o ministro aposentado Sidnei Beneti.

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (turma de 1975), Antônio Saldanha Palheiro é mestre em direito pela mesma instituição. Ingressou na magistratura em 1988 e tomou posse, em 2003, como desembargador do TJ-RJ.

Joel Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba (1987) e é mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É magistrado desde 1992.