Mudanças na nova administração do STJ

Por Frederico Vasconcelos

As portarias com exonerações e designações na área administrativa do Superior Tribunal de Justiça, com a posse da presidente Laurita Vaz, ocupam seis páginas do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (2).

Em seu discurso de posse, na véspera, a nova presidente disse que, ao escolher os servidores que irão ocupar os cargos de direção na Administração, deu “um maior espaço para as mulheres”.

“Não exclusivamente pelo gênero, mas pela sua competência e determinação demonstradas em seus trabalhos”, afirmou.

A presidente convocou o juiz federal José Antonio Savaris, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para atuar como juiz auxiliar da presidência e continuar a exercer a função de Secretário-geral do Conselho da Justiça Federal.

Savaris é doutor em Direito da Seguridade Social pela Faculdade de Direito de São Paulo, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e graduado em Direito por essa mesma Universidade.

Laurita também prorrogou a convocação do juiz de direito Carl Olav Smith, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, para continuar atuando como juiz auxiliar da presidência.

O magistrado foi designado para a função de Secretário-Geral da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O cargo era ocupado pelo desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que vai atuar como juiz instrutor no gabinete do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins.