Mário Hirs não é reconduzido ao TRE da Bahia

Por Frederico Vasconcelos

Desembargador Jatahy Júnior derrota ex-presidente do TJ baiano.

Mário Alberto Hirs e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs, não conseguiu ser reconduzido ao cargo. Em votação realizada nesta sexta-feira (18), foi eleito o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior.

Jatahy Júnior obteve 31 votos, contra 25 de Mário Hirs para a vaga de juiz efetivo do TRE, na classe de desembargador. Seguindo a tradição, Jatahy deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral assim que tomar posse como membro do colegiado.

Mário Hirs foi presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. O resultado da eleição –conduzida pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago– foi interpretado como um enfraquecimento claro do grupo de Hirs, que exerceu forte controle sobre o Tribunal estadual até o ano passado.

Mário Alberto Hirs e Telma Laura Silva Britto –ex-presidentes do TJ-BA– são alvo de processo administrativo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça. (*)

Eles foram afastados pelo colegiado em 2013 e retornaram ao cargo graças a liminares concedidas pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, no recesso de julho de 2014.

—————————————-

(*) PAD 0006766-45.2013.2.00.0000