ANPR abre disputa para cargo de Janot

Por Frederico Vasconcelos

O processo de definição da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República começa na próxima segunda-feira (15), com a abertura de inscrições de candidatos pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

As inscrições ocorrerão entre os dias 15 e 24 de maio. A campanha será realizada no período de 25 de maio a 26 de junho, quando devem ser feitos seis debates.

A votação está prevista para a última semana de junho. Eleitos os mais votados, a lista será  entregue ao presidente da República, Michel Temer, como indicações da classe.

“Nem os procuradores da República nem o Brasil admitem qualquer solução que não seja por meio da lista tríplice formada a partir da consulta à carreira. Trata-se da escolha do chefe da instituição”, afirmou o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti.

No início de abril, a ANPR divulgou nota pública em que considerou “inoportuna e desarrazoada” a insinuação de Temer, de que a escolha do procurador-geral ao final do mandato de Janot não levará em consideração a lista tríplice eleita pela entidade.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, de “O Globo“, Temer havia dito que a lista “tem sido respeitada nos últimos anos, mas não há nenhuma previsão constitucional que me obrigue a segui-la”.

A nota da ANPR foi assinada pelo subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, então no exercício da presidência.