Procuradora da Lava Jato lança livro sobre compliance

Por Frederico Vasconcelos

A Procuradora Regional da República Carla Veríssimo, integrante da força-tarefa da Lava Jato, lançará no próximo dia 7, em Porto Alegre, o livro “Compliance – Incentivo à adoção de medidas anticorrupção“.

Carla Veríssimo é Procuradora Regional da República na 4ª Região, mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, especialista em Crime Organizado, Corrupção e Terrorismo pela Universidade de Salamanca, na Espanha, doutora em Direito pela UFRGS e doutora do programa “Estado de Derecho y Gobernanza Global” da Universidade de Salamanca, em cotutela.

Com 384 páginas, o livro é um lançamento do selo jurídico da editora Saraiva.

Na obra, a autora esclarece questões sobre a responsabilização das empresas e possibilidades de estímulo para colaborarem com o Estado na prevenção da corrupção.

O livro apresenta elementos para um programa de compliance e política anticorrupção nas empresas, com ferramentas para avaliar sua efetividade.

Carla Veríssimo representa o Ministério Público Federal na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro desde 2005. Participou, como membro da delegação brasileira, do processo de avaliação do Brasil no Grupo de Ação Financeira (GAFI), representando o MPF nas reuniões plenárias desde 2009. Legal expert do Fundo Monetário Internacional (FMI) na equipe que avaliou o Canadá quanto ao compliance com os padrões internacionais antilavagem de dinheiro.

É autora do livro “Lavagem de Dinheiro: Ideologia da Criminalização e Análise do Discurso” (Verbo Jurídico Editora, 2012). É organizadora e coautora dos livros “Lavagem de Dinheiro: Prevenção e Controle Penal” (Verbo Jurídico Editora, 2013) e “Lavagem de Capitais e Sistema Penal: Contribuições hispano-brasileiras a questões controvertidas” (Verbo Jurídico Editora, 2014).

————————

Serviço:
Lançamento “Compliance – incentivo à adoção de medidas anticorrupção
Data: 7 de novembro de 2017 – das 18h às 22 horas
Local: Saraiva – Shoppin Iguatemi Porto Alegre
Av. João Wallig, 1800 – 1º piso – Porto Alegre – RS