Selo para quem emprega egressos da prisão

Por Frederico Vasconcelos



O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, criou o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – “Resgata”.

Segundo o Depen, a logomarca identificará e servirá de instrumento de divulgação de empresas, organizações públicas e privadas que empregam mão de obra do preso e do egresso do sistema prisional e “ajudam a mudar paradigmas, superar preconceitos, criar oportunidades e fortalecer a cidadania”.

O objetivo do selo é “incentivar, estimular e reconhecer as organizações que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional brasileiro, de forma a ampliar as vagas de trabalho proporcionando melhores condições de reintegração social”.

Ainda segundo o Depen, as entidades interessadas consideradas aptas poderão utilizar o selo em seus produtos, embalagens e propagandas, como forma de veicular a certificação da Responsabilidade Social.

O modelo vencedor do concurso para a criação da logomarca, reproduzido nesta página, terá as seguintes cores, com os respectivos significados: verde e amarelo (que representam o Brasil), azul e cinza (que representam o Depen) e vermelho (que representa o trabalho).