Perfil

Frederico Fasconcelos Frederico Vasconcelos é repórter especial da Folha, onde trabalha desde 1985. Nasceu em Olinda (PE), em 1944. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, exerce a profissão desde 1967.

É autor dos livros “Fraude” (Scritta, 1994), que revela os bastidores das importações superfaturadas de equipamentos de Israel no governo Orestes Quércia, em São Paulo, “Anatomia da Reportagem – como investigar empresas, governos e tribunais”, editado pela Publifolha e “Juízes no Banco dos Réus” (Publifolha, 2005) sobre investigações jornalísticas que realizou na Justiça Federal paulista durante seis anos. Este livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2006, segundo colocado na categoria livro-reportagem.

Pelos seus trabalhos, recebeu, entre outros, o Prêmio Esso, o Prêmio Bovespa de Jornalismo, o Prêmio BNB de Imprensa, o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do “Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción”, do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe.

Nas horas vagas, dedica-se a outro teclado: toca piano (Jazz e MPB).