Simon sobre Toffoli: “Fatos não são bons”

Frederico Vasconcelos

Do senador Pedro Simon (PMDB-RS), em entrevista a Paulo Cesar Pereira, nas páginas amarelas da revista “Veja” que está nas bancas:

O Lula nomeou para a Corte [STF] um advogado dele e do PT na campanha. Esses fatos não são bons. Tem de haver mais rigor nessa seleção. Esse ministro, o Dias Toffoli, com todo o respeito, não poderia ter sido nomeado. No processo de indicação dele, fui para a tribuna na hora e disse para o Lula adiar a sua escolha. Agora, descobre-se que ele teria uma namorada que atuou na defesa de um dos homens do mensalão. E ele não se dá por suspeito? Isso não me passa pela cabeça.

Comentários

  1. Pois é… Não sou partidário do Ministro Toffoli, tampouco ele necessitaria de minha defesa. Mas essa coisa de menosprezar o jurista antes que ele efetivamente tenha tempo de demonstrar a que veio, não é louvável. Cito um exemplo, simples e incômodo. Um dos maiores ícones do Direito Brasileiro, autor do Código Civil de 1916 (tecnicamente excelente para a época), foi Clóvis Bevilacqua, o mesmo que decidiu a entrega de Olga Benario, grávida, aos nazistas… Isso prova que as circunstâncias podem agir como a dosagem de um remédio: transforma-o em veneno.

    1. Prezado Marco Aurelio gostaria de fazer um adendo. Aqui não estamos falando de um erro de avaliação ou decisão técnica. Este é permitido a todo se humano, pela sua propria natureza.

  2. Não podemos esquecer que esse sanador foi o mesmo que elogiou o Duda Mendonça, publicamente, em uam sessão da CPI. Aliás, mentor da campanha do Pedro Simon. Indago: é mentira?

  3. Ate’ hoje nao me conformei com a indicacao desse senhor para o STF. Me conformei menos ainda com a atitude do Senado em apenas confirmar a indicacao presidencial, quando esperava-se um minimo de seriedade na sabatina do indicado, principalmente seu conhecimento juridico e constitucional.
    Alie-se a isso o historico de problemas em sua atividade advocaticia e tem-se uma mistura de componentes que inviabilizaria um pleito ‘a Suprema Corte.
    Nos EUA, Bush tentou algo semelhante, indicando a advogada da Casa Branca (H. Mayers) ‘a Suprema Corte no que foi prontamente rejeitado pelo Senado. E olhe que ela nao era uma pessoa de credenciais fracas. Mas a proximidade com o Executivo e a pressao da sociedade fizeram o que o Senado a despachasse de volta.

  4. Isso não passa pela cabeça de qualquer juiz de direito de primeiro grau. Mas parece que os códigos e costumes vigentes em Brasília são outros. Infelizmente.

  5. Fred o conteúdo que pode ser levantado na Internet em relação ao Ministro mostra a existência de motivos mais graves que o citado para o impedimento da sua indicação pelo Presidente Lula. Alias os Governos do Presidente Lula se caracterizaram pela enorme liberdade de decidir e fazer sem dar satisfação a ninguém, muito menos à opinião publica. Hoje lamentamos o desvio de R$98. 085 bilhões do erário, quantia suficiente para erradicar a miséria no pais. Não sei onde andava nossa Justiça, mas os fatos hoje escrachados nas manchetes demonstram que não estava em um bom lugar. O Brasil vai pagar com anos de atraso no seu desenvolvimento.

  6. De fato, um fato gravissimo, bem lembrado pelo irretócavel, Senador Simon, vamos aguardar até onde ele vai com esse rompante dele. A humildade é a essência da sabedoria, e o Dias Toffoli não tá muito preocupado com isso não.Vamos aguardar, vamos esperar os acontecimentos.

Comments are closed.