A blogueira cubana e o blog do juiz
Sob o título “Os direitos humanos em Cuba”, o artigo a seguir é de autoria do juiz de direito Jorge Adelar Finatto, do Rio Grande do Sul. Foi publicado originalmente em seu blog “O Fazedor de Auroras” (*).
As ditaduras são feitas de cadáveres e prisões. Não existe a figura do bom ditador.
Sejam de direita ou de esquerda, ditaduras são igualmente infernais.
As pessoas da minha geração, que sofreram na pele a falta de liberdade e de perspectivas durante o período ditatorial brasileiro, sabem o que isso significa.
Depois de muitas e frustradas tentativas, a filóloga, jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, nascida em 4 de setembro de 1975, conseguiu autorização para viajar para fora do seu país. Chegou ao Brasil há alguns dias, o primeiro país que visita.
Yoani é alguém com coragem para criticar o sistema político e social em seu país. Criou, em 2007, o blog Generación Y. Por conta disso, é perseguida. Não é inimiga de Cuba, pelo contrário. Quer mudanças, quer mais participação do povo e melhores condições de vida. Deseja, enfim, o que qualquer pessoa razoável sonha: uma existência melhor para todos.
O tratamento agressivo que Yoani vem recebendo no Brasil, por parte de alguns defensores do regime ditatorial cubano, é desrespeitoso não apenas com ela como em relação à sociedade brasileira, que não aceita o cerceamento à liberdade de expressão.
A visita da jornalista tem sido marcada por manifestações antidemocráticas e grosseiras contra ela, por parte dessa minoria extremista que nem de longe representa o povo brasileiro, por “ousar” criticar o regime.
Os irmãos Fidel Castro Ruz, ex-presidente, e Raúl Castro Ruz, atual líder político de Cuba, não se mostram dispostos a permitir a democratização e nem a rever a forma de tratar os opositores do regime de partido único (Partido Comunista de Cuba).
A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, liderada por gente como Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara, combateu a ditadura do general Fulgencio Batista, que, entre outras violências, tratava com brutalidade os inimigos políticos.
Uma vez no poder, os dirigentes cubanos repetem a intolerância contra os adversários.
Informações divulgadas ao longo das últimas décadas mostram que a revolução trouxe avanços, principalmente em áreas como educação e saúde. É um país pequeno, que tem hoje cerca de 12 milhões de habitantes.
O embargo econômico imposto pelos Estados Unidos só tem colaborado para a falta de avanços sociais e políticos em Cuba. A posição americana é um obstáculo ao fim da ditadura e fortalece o discurso persecutório dos governantes. Yoani, por sinal, é contra o embargo.
Fidel Castro, seu irmão e sequazes cometem o erro essencial de todos os ditadores: acham-se insubstituíveis, e não admitem a transição democrática do poder. Consideram-se melhores e mais preparados do que todos os outros cidadãos e só eles sabem o que é bom para o país.
O governo que se diz revolucionário não reconhece a existência de perseguições por razões de consciência e afirma que o que há são mercenários a serviço dos Estados Unidos, alegação que não convence a mais ninguém.
O que se pergunta é quantas prisões e até mortes serão ainda necessárias para que se estabeleçam o diálogo e o respeito aos que pensam diferente do governo em Cuba.
É uma violência aos direitos humanos um mesmo grupo manter-se no poder por tanto tempo, afastando a população da democracia, negando-lhe direitos políticos e condenando gerações ao silêncio e ao atraso.
Não existe justificativa, do ponto de vista ético, político e humano, para essa eternização, que só é possível mediante a eliminação da liberdade e, às vezes, da própria vida de quem é contrário ao sistema.
O que se espera do governo brasileiro é uma posição firme e clara contra a falta de democracia naquele país e contra a perseguição movida aos que se manifestam por mudanças.
É incompreensível e inaceitável o longo e pesado silêncio das autoridades brasileiras em relação aos direitos humanos e à escuridão política em Cuba.
Fred,
Este talvez seja o momento para refletirmos acerca da importância do Poder Judiciário no regime democrático. O Poder Executivo, já há muito, dá claros sinais de que tem interesse em avançar contra a liberdade de expressão e manifestação. Quem assegurará esse direito constitucional? Sabemos que há mazelas e distorções no seio do Poder Judiciário, mas a quem interessa enfraquecê-lo? O trabalho do bom jornalista, como você, e a imprensa livre (pressupostos que são da verdadeira democracia) dependem da existência de um Poder Judiciário forte, em todos os sentidos. Reflitamos nisso.
Parece estranho ver a Sra. Yoani denunciar os desmandos do poder em Cuba, sem mencionar uma palavra sequer sobre o que ocorre no resto do planeta. No dizer dessa senhora, Cuba seria o inferno cercado por paraísos celestiais. A conclusão é que, ou se trata de uma pessoa ingênua de tão alienada, ou há mais questões subterrâneas em suas palavras.
Muito bom o texto do Dr. Jorge Adelar Finatto. Aliás, como foi indicado na Revista Veja, estes falsos democratas usam a democracia para defender um regime totalitário.
O q ela trouxe de novo????? O q ela trouxe esta no livro dos anos 70 “A ILHA” de Fernando Morais, o q ela trouxe q nós já não sabemos, o processo de democratização é longo e ainda bem q já esta começando, a começar por aquele governo liberar ela pra vir pro Brasil e Europa, pra dizer o q ???? Vender o seu livro???? Acho q temos outros meios de saber como esta Cuba….vou assistir Roda Viva e ver melhor a posição dessa moça nesse cenário todo, de repente posso mudar o meu olhar…..Abços
Adorei o texto! A agressividade e a ferocidade com que a blogueira foi atacada no Brasil destoa completamente da tão sonhada democracia do nosso País! E que vão para Cuba aqueles que cegamente apoiam o sistema adotado pelo País!!!!
Nunca vi algo tão lamentavelmente anti-democrático quanto a atitude de alguns brasileiros em relação à visita de Yoani Sánchez. . As ações daquela minoria enraivecida me causaram arrepios, pois me fizeram lembrar da ditadura militar que vivemos em nosso País. Yoani Sánchez, por favor, não deixe que a atitude de uma minoria acéfala faça você pensar que não é bem vinda ao Brasil! A maioria de nossos cidadãos são pessoas de bem, trabalhadoras e que amam a liberdade de expressão.
É importantíssimo destacar que os ataques à blogueira Yoani Sánchez partem de uma minoria ínfima da sociedade brasileira e não refletem o pensamento corrente em nosso País, que é o da defesa da liberdade de expressão e da democracia. Como bem escreveu o magistrado, “As ditaduras são feitas de cadáveres e prisões. Não existe a figura do bom ditador. Sejam de direita ou de esquerda, ditaduras são igualmente infernais.”
Já que a oposição no Brasil está perdida, não tem proposta (haja vista o discurso do Aécio Neves no Senado) nada melhor que tentar aproveitar-se dos problemas que passam em outros países. Fim à ditadura cubana, mas respeito à soberania dos povos.
Se Dilma, embalada pela música de Chico escala um assessor do Governo para infernizar a vida da blogueira, deveria assumir a sua admiração pela ditadura dos Castro e partir para a implantação de uma idêntica no Brasil. Todos cortando cana, com salário mensal de R$40,00. E sustentar isso na próxima campanha eleitoral.
Prezados Frederico Vasconcelos e Dr. Jorge Adelar Finatto, vocês não sabem com que alegria leio este texto sobre a visita da Yoani no Brasil.
A truculência e desrespeito democrático com que os delinquentes, inflamados pelos partidos PT e PCdoB, trataram esta jovem corajosa Yoani, defensora dos direitos humanos e direitos individuais democráticos, no meu país me deu uma sensação que nossa democracia corre sérios riscos. Falta pouco então para estes marginais começarem a perseguir cidadãos brasileiros que não rezam na mesma cartilha esquerdopata de nosso governo brasileiro parceiro de todas as horas dos irmãos Castro.
Mas por outro lado me fortalece saber que há um juiz de direito que tem a coragem de declarar para o povo brasileiro e reafirmar que a idolatria para com a nossa democracia é incondicional e que seremos muitos a defendê-la se alguns trogloditas e intelectuais, amantes da ditadura de Cuba, pensarem que podem transformar este Brasil democrático, que as duras penas se libertou da ditadura de direita, numa ditadura de esquerda imunda e repugnante como a de Cuba.
Extraordinário o comentário! Parabéns!!
porque o medo da democratização de cuba, sera que os arquivos viriam a tona, referente as decadas de 60,70 e o apoio que foi dado aos terroristas.
A comissão da verdade do lado que interessa, porque nao investiga atuação de cuba no periodo citado.
Parabens pela postagem e pelo artigo. Olha só, eu fiquei muito aborrecido com essas atitudes desses doentes mentais petistas e pecebistas, foi nojento. Há muito tempo deixei de votar no PT, então, eu estava certo. Esse partido é um dos píores do Brasil, ainda, porque negam a liberdade a uma perseguida politica. Concito, os militantes do PT e do PC do B, PSOL e outros que defenderam aquela tirania podre e nojenta dos irmãos Castro a irem passar uns tempos em cuba, melhor, sumam e não voltem mais. Deixem a bloqueira em paz, deixe a bloqueira falar e denunciar a Cuba real, a cuba verdadeira, mas, foi bom, assim ela conseguiu mais visão e ser melhor ouvida pelos brasileiros.
que pais é este, onde pseudo defensores da democracia, mandam e desmandam . precisamos tira-los do poder ja
Parabens, esse artigo e o melhor que ja li em relacao a Cuba em Torino a visitation de Yoani ao Brasil, e uma Pena como pesos as extremistas foram usadas para tentar tirar merits a Yoani na sua visitation ao Brasil. Sao essays mes ma’am pesos as que em Cuba integral as brigades de responses rapidas “de corte fascistoide” usadas em Cuba cotidianamento contra os dissidentes. O embaixador Cubano em Brasilia development ser declaratory “persona non grata” pela inference a em assent os internode no Brasil . Obrigado Federico
Concordo plenamente coma a opinião do Meritíssimo Jorge Adelar Finatto. Me preocupa este tipo de atitude agressiva contra a plena liberdade de manifestação.
Foi assim que aconteceu na Alemanha – a juventude hitlerista começou assim e deu no que deu.
Povo brasileiro acorda enquanto é tempo.
FORA AQUELES PETISTAS COMUNISTAS NADA DEMOCRÁTICOS.
Concordo plenamente coma a opinião do Meritíssimo Jorge Adelar Finatto. Me preocupa este tipo de atitude agressiva contra a plena liberdade de manifestação.
Foi assim que aconteceu na Alemanha – a juventude hitlerista começou assim e deu no que deu.
Povo brasileiro acorda enquanto é tempo.
FORA PETISTAS COMUNISTAS NADA DEMOCRÁTICOS.
Excelente comentário. Acho que o povo brasileiro deveria se mirar no exemplo deste juíz e também gritar contra qualquer ato que venha do governo atual em censurar a imprensa ou coibir a liberdade de expressão. É preciso que fique claro a todos, que sem transparência pública de nossas ideias, não existe democracia. E aproveito para repudiar a FSP e o GLOBO por forçar a assinar esses jornais, para poder dar sua opinião pessoal. Os fakes existem, porque a história mostra perseguições políticas sobre aqueles que contestam opiniões governistas.
Sugiro aos extremistas do PT e PCB , que tal se mandarem para Cuba!
Concordo plenamente com o comentário!..
Aos extremistas do PT e PCB: Que tal ir morar em Cuba!
Excelente artigo. Parabéns.
gostaria de lembrar ao ilustre cronista QUE TAMBÉM É INADMISSIVEL que o governo brasileiro não se manifeste com veemencia contra o embargo crinminoso dos EUA contra CUBA e o apoio das potenciais ocidentais a diversas ditaduras mundo afora………..
O QUE ACONTECEU COM A YOANI DEMONTRAS QUE LOGO LOGO NOS PODEMOS SER UMA ARGENTI OU VENEZUELA PELO SILENCIO DOS GOVERNANTE QUE ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DAS LEIS DO PAIS.
Caro Senhor Juiz
Todos temos o direito a liberdade de expressao, mas alguns de nos devem ter um pouco mais de compromisso com o que se fala e em nome de quem se fala. Ao se intitular juiz para escrever nao es mais um simples mortal… pois estas a servico da nacao e seus vencimentos pago por nos contribuintes… Vou iniciar entrao com uma pergunta o que achas da recente indicacao do Sr Renan Calheiros para receber uma comenda da envergadura do Grao Colar?
Comecei pele pergunta pela simples questao devemos primeiro olhar e lutar pelo que esperamos de nossos representantes e que vemos eh hipocrisia por toda parte…
Vamos ao caso do que foi escrito… nao tenho lido muito a respeito do que a moca fez em relacao ao blog da mesma ou mesmo o que o blog prega, mas convenhamos algumas conclusoes nao podem ser assumidas… dar e entender que os ditadores cubanos sao uns crapulas e que os norte-americanos sao confiaveis em seus movimentos seria por demais ingenuo. O poder do embargo eh algo tao inimaginavel que deveria ser considerado ate como ato de guerra… mas como sao os paladinos da justica, ninguem questiona… vamos la… nao vejo algum governo questionar o fato de um presidente bombardear um pais com mentira de que la existia armas de destruicao em massa… e ficamos tudo como dantes….
A revolução cubana com todo o seu romantismo entrou para a imaginação de muitos jovens que sonhavam com o “socialismo tropical”, e persiste na geração atual, que insiste em não reconhecer que o regime dos irmãos Castro já não representa a mudança, apenas luta para sobreviver. A estrutura de poder montada nos moldes stalinistas resultam no fechamento do governo, impedindo a participação do povo. A blogueira Yoani nada mas é do que uma cidadã que procura melhorias para o seu país, e que está sendo perseguida por uma ditadura altamente burocrática e insensível a críticas, cabe a nós brasileiros que também já vivemos momentos de repressão demonstrar o nosso apoio, não apenas a blogueira, mas a todos que em Cuba anseiam por mais liberdade.
Sr. Juiz, espero que o Sr.compreenda meu desabafo. O Brasil esta se transformando em uma ditadura e ninguem faz nada. A maior culpa de tudo, acredito que seja do judiciario. O pt, partido do desgoverno faz gatos e sapatos da constituição, fazendo propaganda fora de época, e crimes maiores que todos sabemos, e nada acontece. Os condenados continuam soltos, e investgados carregados de provas zombam de tds nós. No norte e nordeste juizes são paus mandados dos coronéis e censuram a imprensa e fica por isso mesmo. Se o judiciário melhorar só um pouquinho, acredito que o nosso Brasil tbem melhore. Saudações.
Para o Judiciário melhorar é imprescindível que o Congresso melhore. O Judiciário apenas aplica as leis que o Congresso aprova.
Concordo, vamos olhar pra dentro do nosso país, q o governo “diz” q todos tem direito ao tratamento do cancer, mas ñ tem medicamento e nem td a qualificação de profissionais e ambiente, depois, tolerancia ZERO pra bebida, blitz, bafometro e td + e vcs sabem onde vão parar o $ das multas??? Vão pra construir e manter os PRESIDIOS e com fica a COPA do MUNDO, com a liberação da bebida nos estadios???? Isso só são 2 topicos, vamos ver o resto????kkkkkk, então acho q são muitas flores pra poucas noivas…