Mostra expõe sistema carcerário gaúcho

Frederico Vasconcelos

O Departamento de Direitos Humanos da Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) promove exposição pública de fotos sobre o sistema carcerário gaúcho. Sob o título “Além da Pena”, a mostra reúne imagens das condições a que estão submetidos os detentos no Rio Grande do Sul.

A exposição com imagens do acervo fotográfico da Vara de Execuções Criminais da Capital, cedidas pelos magistrados Sidinei Brzuska e Marco Scapini, tem o objetivo de demonstrar a precária situação do sistema penitenciário gaúcho, com foco no Presídio Central de Porto Alegre, considerado a maior casa prisional da América Latina.

A exposição estará aberta ao público durante uma semana, a partir desta segunda-feira (19/3), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (*).

Na quinta-feira (22/3), às 19h, o juiz Sidinei Brzuska fará uma palestra sobre o sistema prisional. As fotos serão levadas posteriormente a outras universidades, escolas e entidades culturais do Estado.

(*) Av. João Pessoa, 80. Centro de Porto Alegre.

Comentários

  1. Uma sugestão aos juizes filiados à (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul : interditem os estádios de futebol gaúchos e determinem a remoção dos presos para lá e os mantenham no local até que estejam prontas unidades carcerárias decentes.
    Garanto que elas ficarão prontas em tempo recorde.

  2. Esse nosso Sistema Carcerário é uma fábrica de monstro e um atentado violento aos direitos humanos, portanto, ao Estado democrático de direito. Quando os que ali estão para socializarem-se botarem o pé fora, vão proceder muito pior do que quando nas masmorras adentraram. Quero saber quanto custa o contrato das “quentinhas”.

  3. Será possível ficarmos impassíveis diante de imagens como essas?

    Parece inacreditável que façamos tudo pra jogarmos e NADA pra tirarmos seres humanos de ambientes como esses.

    Perdemos a compostura.

Comments are closed.