CNJ vai decidir sobre proibição de crucifixo
Frederico Vasconcelos
O jornal “Zero Hora” informa, neste sábado (14/4), que o Conselho Nacional de Justiça intimou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a prestar informações sobre o ato que determinou a retirada de crucifixos nas dependências do Poder Judiciário no Estado.
O pedido foi motivado por ação ingressada há duas semanas pela Arquidiocese de Passo Fundo, no norte do Estado, e pelo ex-prefeito Fernando Carrion.
Em março, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu, por unanimidade, acolher pedido da Liga Brasileira de Lésbicas e de outras entidades sociais, determinando a retirada dos crucifixos dos prédios da Justiça gaúcha.
Não é o caso de proibir nem obrigar… Quem quiser colocar uma cruz, que a ponha. Quem quiser colocar a estrela de Davi, que seja. Um exemplar do Alcorão, dos Devas, do Tao Te King, imagens de Jesus, Sidarta Gautama, Mazda, Krishna, Prometeu, Aton… O Estado é laico COM OU SEM esses símbolos. Quanto às datas religiosas, as principais têm origem no paganismo vigente ao tempo do cristianismo primitivo — solstícios, equinócios etc… Essa discussão é uma grande perda de tempo (precioso, diga-se),
Esquece um detalhe: a repartição pública não é propriedade do dirigente de plantão, para ele pendurar na parede o que lhe convier.
É parte do Estado brasileiro, que é laico.
Desculpem-me se pareço rude, ou rude em excesso, mas bem pior que a só existência de símbolos religiosos em ambientes laicos e durante funções laicas, repito, pior é alguns juízes iniciarem as sessões de julgamento com a invocação da proteção de algumas divindades, lá deles, todas católicas claro. Um judeu ou muçulmano, em litígio com um católico, se sentiria seguro naquela corte???
Interessante que o TJRS expungiu os cruxificos de suas dependências, mas na semana que antecedeu a Páscoa decretou feriado já a partir de quinta-feira, para que seus magistrados e servidores pudessem comemorar o feriado religioso …
Em primeiro lugar, saliento que abandonei a religião católica há muito tempo, e hoje sou simpatizante do espiritismo. Assim, fico absolutamente à vontade para comentar o assunto.
Como bem salientou o Min. Gilmar Mendes em seu voto quando do julgamento da ADPF dos fetos anencéfalos, é preciso um pouco de cautela neste particular. Hoje são os cruxifixos, amanhã poderão ser os feriados de Páscoa e Natal …
Até mesmo o nosso calendário poderia estar em risco, pois a contagem do tempo é feita a partir do nascimento de Cristo (Antes de Cristo ou Depois de Cristo), e o ano corrente é 2012 DC.
Se o Estado Brasileiro é laico, e se a presença de um mero símbolo em repartição pública é inconstitucional, então forçoso reconhecer que também são inconstitucionais os feriados de Sexta-Feira Santa, Páscoa, 12 de Outubro (N. Sra. Padroeira do Brasil), e Natal. E também é inconstitucional a contagem do tempo através do atual calendário, pois os anos são contados Depois de Cristo. Se manter cruxifixos em repartições públicas é desrespeito aos que não professam o catolicismo, então comemorar os feriados acima também é um desrespeito aos não-católicos.
A palavra grega em geral traduzida “cruz” é staurós. Significa basicamente “poste ou estaca”. A The Companion Bible (Bíblia Companheira) diz: “[Staurós] jamais significa duas peças de madeira transversais em qualquer ângulo . . . Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Em vários textos, os escritores bíblicos usam outra palavra para referir-se ao instrumento usado para executar Jesus. É a palavra grega xylon. (Atos 5:30; 10:39; 13:29; Gálatas 3:13; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa simplesmente “madeiro”, ou “pedaço de pau, porrete ou árvore”.
Explicando por que uma simples estaca era usada para execuções, o livro Das Kreuz und die Kreuzigung (A Cruz e a Crucificação), de Hermann Fulda, diz: “Nem sempre havia árvores disponíveis nos locais escolhidos para execução pública. De modo que um simples poste era fincado no chão. Nele os criminosos eram amarrados ou pregados com as mãos para cima, muitas vezes também com os pés amarrados ou pregados.”
A prova mais convincente, porém, vem da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito:
‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro [“numa árvore”, Versão Rei Jaime, em inglês].’” (Gálatas 3:13) Aqui Paulo cita Deuteronômio 21:22, 23, que fala claramente de uma estaca, não de uma cruz. Visto que tais meios de execução faziam da pessoa uma ‘maldição’, não seria apropriado os cristãos terem em sua casa imagens de Cristo pregado num madeiro.
Não há evidência de que aqueles que se diziam cristãos usassem a cruz na adoração nos primeiros 300 anos após a morte de Cristo. No quarto século, porém, o imperador pagão Constantino converteu-se ao cristianismo apóstata e promoveu a cruz como símbolo deste.
Qualquer que tenha sido a motivação de Constantino, a cruz nada tinha a ver com Jesus Cristo. De fato, a cruz é de origem pagã. A New Catholic Encyclopedia admite: “A cruz está presente tanto na cultura pré-cristã como na cultura não-cristã.” Várias outras autoridades no assunto têm ligado a cruz à adoração da natureza e aos rituais do sexo praticados pelos pagãos.
Por que, então, foi adotado esse símbolo pagão? Pelo visto, para tornar mais fácil os pagãos aceitarem o “cristianismo”. No entanto, a Bíblia condena claramente qualquer devoção a um símbolo pagão. (2 Coríntios 6:14-18) As Escrituras proíbem também toda e qualquer forma de idolatria. (Êxodo 20:4, 5; 1 Coríntios 10:14) Com muito boa razão, portanto, os cristãos verdadeiros não usam a cruz na adoração.
Ou seja, a mulher pode escolher abortar o filho ou não…mas eu, como servidor público não posso escolher colocar a cruz, ou a bíblia, ou qualquer simbolo religioso na parede do meu serviço?…porque não tiram o cristo redentor?…é muita falta do que fazer
voce pode colocar na mesa que voce trabalha, nao na parede ja que ali com certeza devem ter outras pessoas de religioes diversas querido. quer se sentir perto dos sibolos vira padre.
O interessante e que o que passa a valer, sao as novas ideias, colocando as atigas e os propositos iniciais de lado, como ofensas! Pelo que vejo, esta cada vez mais discutir ideias e pensamentos, sem que hajam respostas com desrespeito e deboches. Nao quero e nem pretendo virar padre. Alias, pelo desconhecimento, devo sugerir a leitura do que esta sendo tratado, pois sequer em minha ou de qualquer outro, seria permitido colocar um crucifixo. Isso diz respeito sim, a minha liberdade! Fique com Deus!
E muito facil ver um ponto isolado. A nos nao importa “crucificar” o porque da presenca de crucifixo nos tribunais. Creio eu, que por ter a maioria em um segmento religioso e unico, na epoca em que foram organizados esses tribunais, seja o tal motivo. Mas isso hoje poderia ser revisto. A mim, o que importa e o real motivo da acao movida, por entidades que defender o homosexualismo. Imaginam o porque? Porque a religiao e o ponto contrario nas discucoes sobre o tema. Nao tenho absolutamente nada contra homossexualismo! Mas assim como e obrigacao de todos respeitar a opcao de cada um, estaria incluida a minha opcao em ser respeitada tbm. Digo isso, porque cada vez mais, o silencio de uns e o avanco de novas ideias dos outros! Leiam sobre PLC 122 e facam seus entendimentos! Daqui a pouco tempo, seus filhos, netos, comecarao a receber pensamentos que podem ser diferentes as suas vontades e terao que ficar CALADOS! Vejam no youtube o deboche que essa PLC causa!!! Abs a todos
Assim, estão indo embora nossas raízes culturais, pelo que eu saiba nós somos um País Cristão, e nada mais significativo termos em nossos hambientes públicos o sinal de quem deu a vida por nós, penso que a Justiça, ou a Assembléia, ou outro órgão público tem mais o que fazer como: preocupar-se com os roubos, com a juventude a atualização da Leis e etc. do que estar se preocupando com um símbolo, os brasileiro precisam crescer mais, e mais.
Cara Maria,
O Estado brasileiro é LAICO, isto é, SEM religião, e portanto ter crucifixos nos Ambientes públicos é favorecer uma religião sobre as demais.
Seguindo o seu próprio raciocínio, se há tantas coisas mais importantes (violência, saúde, segurança, etc), também não é ter “mais o que fazer” se preocupar em MANTER os crucifixos (que segundo suas próprias palavras é apenas um símbolo…)?
querida, o pais pode em sua maioria ter pessoas catolicas mas o Estado de direito é laico, nem catolico nem nada mais, e um crucifixo fere o direito de boa parte da população que nao é catolica.
Maria Luiza, pelo que eu saiba somos uma república LAICA e nada mais justo não existirem símbolos alguns nas repartições públicas. Religião é coisa privada e acreditar em deuses não faz parte dos objetivos do Estado brasileiro.
Afinal de contas, porque tanta polêmica por causa de um crucifixo? Ao que me consta todas as religiões cristãs se baseiam nos ensinamentos de Jesus que foi crucificado. E em relação aos feriados religiosos também acho que só deveriam guardá-los quem de fato acredita naquilo! Vamos colocar no papel quantos feriados existem no Brasil que não são religiosos. Ficar em casa “de boa” todo mundo quer não é verdade?!!
Ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto. . .não é o Crucifixo que faz o ambiente, mas o Cristão com o exemplo de sua vida….as palavras comovem. . .mas o exemplo arrasta. .
Fred e Colegas, interessante o debate e algumas das opinioes aqui. Gostaria de sugerir:
1. que os tribunais e reparticoes publicas ostentem os simbolos da republica (brasao e bandeira);
2. Que os feriados religiosos sejam dias em que o individuo possa faltar ao trabalho, com desconto em folha, para exercer sua conviccao religiosa.
3. E podem tratar a esbornia do Carnaval da mesma maneira. Faltou, desconto em folha.
Os cruxifixos devem permanecer nas paredes do judiciario, tanto quanto nos demais prédios públicos. O crucifixo em questão não representa uma só religião as sim o cristianismo, o problema é que aqui as pessoas se incomodam com tantas coisas pequenas e tolas, agora eu vos pergunto, as mesmas associações sociais que pedem a retirada dos crucifixos se certamente elas não deitam e rola nos feriados tidos como católico? porque ninguém ainda pediu para acabar com os feriados, já que o Brasil é um estado laico, isento de religião?
Caminhamos enfim a um Estado laico.A Nação é de todos
os que vivem e queiram viver aquí. Vamos realmente
sentir se o povo brasileiro é tolerante e cordial com pregam.
parabens aos que votarao para a retirada de CRISTO do seu ambiente de trabalho….
ja fizerao isso nas escolas….
na verdade com ELE nos ambientes de escola e trabalho ja acontecem barbaridades sem ELE entao vai ser pior….
deveriamos nos preocupar com outras coisa por exemplo os drogados entrar com acao contra esse mal
Se quiserem deixar o crucifixo, que coloquem também a Estrela de Davi (Judaísmo), o Yin-Yang (Taoísmo), a lua crescente com estrela (Islamismo), o Om (Induísmo), o Khanda (Siquismo), a Flor-de-Lótus (Ayyavazhi), a Roda Dharmica (Budismo), o pentagrama (Wicca) e o símbolo da Umbanda, entre outros, de outras religiões, cuja crença também deve ser respeitada. Como vai faltar parede pra todo mundo, é melhor não colocar nenhum. Afinal, o Estado e, por extensão, a Justiça devem ser laicos.
concordo plenamente com voce!!!!!!
Estado Laico Já. Igreja na igreja, Sinagoga na Sinagoga, Mesquita na Mesquita, Templo no Templo, terreiro no terreiro e assim por diante. Cada lugar com seus costumes. Lugar público é lugar público.
quer queira ou não, a igreja CATOLICA ainda e maioria no BRASIL.depois a cruz e a presença de todo o sofrimento de jesus,e todo o cristão devia olha-la sempre para que não caia no esquecimento e honra-la As pessoas que não sabem o significado da semana santa não devem serem chamadas de CATOLICA, pois e todo fundamento da religiao quanto aos feriados religiosos acho uma IPOCRESIA querer tira-los porque o que se ve aqui em sao paulo a cidade fica vazia isto é usufruem deste.
“Dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus”. Estas palvras tão simples foram atribuídas ao Espiríto mais evoluído que já viveu aqui na Terra, para nós Cristãos. Entretanto, Ele não fundou nenhuma religião, muito menos a Católica. Não passou procuração para ninguém para falar em seu nome, nem impor dogmas…
A Constituição Brasileira garante a liberdade de expressão e religião.
Parabéns à Justiça Gaúcha!
Tem que retirar, afinal, os princípios cristãos não são observados ali.
Com a presença de JESUS eles agem ao seu bel prazer imagine voce então com a ausencia dele.
E segue o debate!!!Temos que entender o ESTADO é de todos e não podemos em uma parede representar todas as religiões.Portanto é justo e correto o respeito a todas e deixarmos as mesmas livres para aqueles que lá estejam ve o seu símbolo religioso por plena fé e não por exposição.
É por estas coisas que sou TOTALMENTE contra FERIAADOS RELIGIOSOS, estes feriados deveriam ser apenas para quem professa a FÉ, os outros trabalhariam normalmente, na SEMANA SANTA vi uma reportagem sobre o significado e ninguém sabia dizer o porque do feriado.
ACABAR COM OS FERIADOS RELIGIOSOS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!