CNJ vai decidir sobre proibição de crucifixo
Frederico Vasconcelos
O jornal “Zero Hora” informa, neste sábado (14/4), que o Conselho Nacional de Justiça intimou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a prestar informações sobre o ato que determinou a retirada de crucifixos nas dependências do Poder Judiciário no Estado.
O pedido foi motivado por ação ingressada há duas semanas pela Arquidiocese de Passo Fundo, no norte do Estado, e pelo ex-prefeito Fernando Carrion.
Em março, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu, por unanimidade, acolher pedido da Liga Brasileira de Lésbicas e de outras entidades sociais, determinando a retirada dos crucifixos dos prédios da Justiça gaúcha.
A pergunta é simples e a resposta também: onde está o direito de uma determinada religião e de seus seguidores exigirem que os símbolos de seus ídolos sejam colocados em órgãos públicos? Haveria espaço para se colocarem os símbolos de todos os ídolos de cada religião praticada no Brasil? Ou o “Deus” cristão é mais “Deus” que os demais “Deuses” e, por conseguinte, os cristãos são melhores que todos os outros seres humanos, merecendo tratamento diferenciado do Estado?
O judiciário tem coisas bem mais importantes para se preocupar e tem que ficar perdendo tempo com questões religiosas, mas já que está em questão, que tal colocar um símbolo de cada representante de uma religião pelo menos assim todos ficarão felizes.
Se tivessemos certezas de ondem vem os simbolos, as datas de feriados e o que significam não teriam problema algum e lembren-se Jesus não morreu na cruz foi machucado e calado para servir de exemplo e ele não criou a cruz como seu simbolo, o estado romano sim.
Engraçado eles gostam das folgas dos feriados religiosos, mais brigam por um crucifixo pendurado na parede, creio q o CNJ deveriam preocupar é com o dinheiro que somem dos cofres públicos, e qdo descoberto nínguem ve de volta.
Concordo plenamente com voce, acabemos então com todos feriados religiosos.
Concordo plenamante…..Não esqueça que esses mesmos desembargadores se auto concederam a extensão do feriado: não trabalharam de segunda a sexta….Quanta hipocrisia.
Os Desembargadores do TJRS devem estar com todos os seus trabalhos em dia, para poder discutir se o crucifixo fica ou não na sala de audiencias, falta do que fazer… É bem verdade que quem peticionou pedindo a manifestação do Judiciário é outro sem noção … será que não há interesses maiores a serem discutidos…. o que incomoda tanto essa gente… será que eles estão sempre presentes nas salas de julgamento e isso afronta a dignidade destas pessoas… O Brasil precisa crescer, mas sem hipocrisia….isso está cheirando mais alguma falcatrua de alguem interessado em se eleger, agora nas próximas eleições….. afinal de contas para aparecer alguns precisam colocar uma melancia no pescoço, quem sabe não é isso, que estejam realmente fazendo…..
Com tanto trabalho sério a ser feito, esse TJ fica engrossando patéticos ativistas, que se incomodam com um símbolo religioso. Álguem que se incomoda com um crucifixo, tem sérios problemas. Eu achava que só vampiros tinham essa aversão. Nossa “justiça” deveria se preocupar em julgar o Mensalão, a corrupção dos ministérios, as lanchas da Ideli Salvatti, os contratos super faturados, as obras dos estádios, etc. etc. e não brincar de faz de conta. Cresçam…e apareçam.
É uma discussão tão besta, porque o estado á laico, mas as pessoas não. As lésbicas não acreditam também num poder superiror?? Se acreditam, porque retiram as cruzes??? Se não acreditam, porque então se incomodarem com um simples pedaço de madeira???
Parece que querem começar uma discussão tipo, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha??
Jota Fobias, isso é o que todo mundo se pergunta, mas o crucifixo num tribunal simboliza o seguinte: “Aqui as decisões são tomadas sob influência da moral religiosa”, o que não pode acontecer porque as decisões devem ser tomadas de forma IMPARCIAL, de acordo com a LEI da Constituição, e não a lei do Deus católico. Já imaginou um julgamento que envolva um casal de lésbicas, ou pessoas do candomblé, ou da umbanda, sob o signo e a influência das leis do Deus católico? Entao a discussão não é nada besta… todas as religiões são excludentes, isto é, elas tem determinadas o que naturalmente exclui alguns grupos de pessoas. E o Estado é igual para todos, jamais deve ser excludente.
Quanta bobagem! Admiro ver uma pessoa com a visão tão curta e obtusa. Desde quando a religião inreferiu em julgamentos???? Se você soubesse, no preâmbulo da nossa Constituição, ela invoca a Deus. Por que somos um país religioso, onde mais de 70% da população se diz católica. E a religião só prega a humildade, justiça, caridade, amor entre as pessoas. Qual o medo disso???? Só entendo como armações de grupos ativistas, que querem derrubar todos os valores de uma sociedade, para se sentirem a vontade.
Não acredito que as seitas não aceitem a Cruz de Cristo, a qual nos relembra a todos que Ele morreu para nos salvar. O que ocorre é porque tal simbolo cristão é de origem da religião Católica, a única fundada por Jesus Cristo ha 2012 anos. Mais nada!!!
E quem não é de nenhuma “seita”, como fica?
Prevalecendo este entendimento, sugiro cancelarmos e trabalharmos normalmente nos seguintes dias que hoje consideramos feriados:
Quarta-feira de Cinzas,Sexta-Feira da Paixão, Páscoa,Corpus Christi,Dia de Nossa Senhora Aparecida,Dia de Todos os Santos e finalmente Natal.
No Estado laico não poderemos ser incoerentes não é mesmo?
Isso mesmo…mas a hipocrisia é tamanha, que esses mesmos desembargadores prolongaram seu feriado da Semana Santa, de segunda a sexta feira…Ou seja, o Cristo não serve para ficar em suas salas, mas serve de pretexto para não trabalhar…Só nesse país. O Cristo realmente deve se envergonhar de permanecer num ambiente desses.
Estado laico não significa que o Estado não tem religião e sim que respeita todas as religiões. Se o entendimento do TJ do RS prevalecer, então temos que mudar o nome da São Paulo, Santos, Santa Catarina e por ai vai. Temos também que retirar das Escolas Públicas o ensino religioso, o ensino das religiões afro e também por ai vai. Negar o crucifíxos nas repartições públicas é negar a influência cristã que, basicamente, formou nossa sociedade. Absurdo, nada mais a dizer
Concordo que o estado é Laico, mas a doutrina predominante do Brasil é o catolicismo.Me digam? o que o crucifixo interfere nas decisões judiciais? até o momento nunca fiquei sabendo que por causa do crucifixo alguma decisão judicial sofreu interferência. Povo vão se preocupar em obter seus direitos do que se preocuparem com simbolos pregados nas paredes dos orgãos públicos, por isso que o Brasil esta nesta situação, não sai da 1ª marcha!
Pior de tudo, é que questões que deveriam ser resolvidas e reguladas por lei, ou seja, pelo Poder Legislativo, através dos representantes eleitos pelo povo e para expressar através da lei o pensamento da maioria da sociedade, sejam “resolvidas” pelo Poder Judiciário, numa clara invasão de competência, e o Povo acha normal. Chegaremos ao absurdo, p.ex., de no Sul não pode, no Norte pode, no Nordeste é alternativo, etc, ou seja, insegurança jurídica, ou “justiça conforme a cara do freguês”. Nesse sentido caminha o Judiciário ao tentar regular o que não lhe compete.
Realmente, não entendo porque uma lei nacional é levada a sério em SP e no Nordeste é ignorada, Ex: se um agricultor paulista for flagrado conduzindo um trabalhador na carroceria de um caminhão ou caminoneta, será multado, terá o veículo apreendido, pontos na carteira, etc ; na terra de Padre Cícero, tudo pode. Temos ou não dois Brasis ?
O Estado não pode estar sujeito à interferência de nenhuma religião. Os católicos, assim como os cristãos protestantes, tem de parar de tentar impor seus dogmas aos demais cidadãos! A Inquisição acabou! Religião, como direito individual, deve reservar-se à vida privada e ao templo. Em nenhum outro local, especialmente o lugar público, é razoável e tampouco respeitoso, fazer pregações, exposições ou proselitismo de qualquer espécie; não é legítima sua pretensão.
Me impressiona como pessoas invocam que o Estado é Laico, sem a menor noção do que isso significa. Começam por não compreenderem o significado de ESTADO no contexto. Pior, confundem liberdade de expressão, sexo e religião com proibição de qualquer manifestação que seja diferente da opção pessoal de cada um. Rumam a passos largos para uma nova ditadura. Só se importam com a exteriorização de manifestações aqueles que não têm convicções, sentem-se ameaçados em razão da certeza de serem sugestionáveis.
Já que querem um estado realmente laico a Liga Brasileira de Lésbicas e de outras entidades sociais deveria exigir do estado que retire os feriados religiosos também! Por favor entre na justiça para isso!!!
E pergunto mais: Por que uma sociedade inteira deve se moldar a costumes e vontades de um pequeno grupo???? Somos um país religiso, onde 70% da população se declara católica. Qual é o medo? Certos ativistas querem acabar com valores religiosos, de preservação da familia, por que simplesmente vai bater com estilo de vida deles. Esse é o principio do pensamento totalitário, que desde o inicio domundo, tem ensopado de sangue a história.
É revoltante ver um pedido absurdo assim ser atendido.Pq essa imagem cristã perturba tanto esses grupos???Estão crucificando- O mais uma vez.Triste demais isso…..
O importante é que os juizes julguem com justiça e dentro da lei.
Agora se os tribunais querem colocar crucifixos ou outros símbolos é um problema de expressão de cada juiz,que deve ser respeitado.
O problema é que tem uns grupinhos chorões,que tem pavor dos crucifixos.
tem de retirar crucifixos e imagens de santos de todas as dependências públicas desse país. Afinal de contas o Brasil é um país laico ou não é?
O Estado é laico, como apregoa a carta magna, nossa constituição. Portanto, toda e qualquer repartição pública não pode ostentar nenhum tipo de símbolo religioso, seja ele qual for, ou qualquer que seja a religião.
Nem simbolos religiosos, nem simbolos partidário, nem de time de futebol, nem propaganda comercial, nem nada. A colocação de qualçquer simbolo religioso, demonstra auma suposta influência nas decisões de um determinado grupo. Como é o caso das igrejas sobre o aborto (por exemplo).
Se a Carta Magna brasileira se diz “LAICA”, não entendo o porquê de afixar um símbolo católico-cristão em repartição pública. Para ser mais democrático, por que, então, também não afixar símbolos de outras religiões ou, para ser mais justo, não afixar nenhum ???
Voce entende a expressão “O Diabo foje da Cruz”? Estas organizações se opõe porque suas praticas, doutrinas e condutas são antagônicas ao princípios cristão pelo qual foi fundada esta nação. E isso de “afixar outros símbolos” não tem sentido. So no Brasil existe uma infinidade de seitas religiosas com seus respectivos símbolos. Aproposito, se o Brasil fosse, por exemplo, islâmico o que tivesse tirado o simbolo deles de la ja estaria morto. Também todas as mulheres teriam valor ZERO. Possivelmente seriam castradas, inclusive as lesbianas. Terminando, o simbolo da cruz serve para que nos lembremos que Alguém foi condenado em nosso lugar: e, se queremos poderemos ter um futuro eterno com Ele.
Quando essa nação foi fundada, essa mesma religião estava queimando e convertendo pessoas a força ….vamos parar por aqui. OK? sou católico tanto quanto você , mas não venha com baboseiras. Temos de respeitar o direito de todos os cidadãos desse país. Prá que tudo funcione bem….temos de ser um país laico.
Caso você não saiba, o preâmbulo da nossa Constituição invoca a proteção de Deus! Quem disse que temos que ser laicos??? Um pais onde a população se declara 70% católica, deve ser curvar a quem se diz ateu??? Ora vão plantar batatas. Esse é o principio do estado totalitário. Querer moldar uma socieadade inteira ao modo de pensar de grupos…Invocar a proteção de Deus não significa ser parcial. Quem se incomoda com isso tem sérios problemas.
Esses grupos não tem é o que fazer.
não vejo pq tanta confusão, o Estado é laico, por isso não deve ter símbolos religiosos em órgãos públicos.
Coitado desse povo que não tem o que fazer.
A decisão do RS está correta e deveria servir de modelo ao resto dos órgãos públicos brasileiros.
O Estado brasileiro é laico, deve respeitar todas as religiões, de forma que não deveria haver cruzes, estrelas de Davi, Om indianos e qualquer outra referência à qualquer religião.
Pobre povo, que nasceu aos pés da cruz, e renega a sua origem!
muito provavelmente viemos todos da áfrica, onde estao nossos ancestrais… ao que parece, deveríamos honrar nossas origens mais primevas colocando simbolos de religioes arcaicas africanas nas paredes, correto?
Não é dificil de entender o motivo do incômodo. Estranha é decisão unânime do cnj, será que todos são ?
Isso nao tem nada a ver com homossexualismo, se é o que vc insinuou. O cnj vai tentar rever a decisao do tribunal, o que é uma bobagem. quer exibir seu crucifixo, pendure-o no pescoço, nao na parede que é de todo mundo.
Eu n/sei o que seria de Deus se ele voltasse a terra para ver tantas bobagens o povo não tem mais fé em nada é só o que faltava
Sou tão cidadão quanto qualquer cristão e o Estado me representa e é mantido por meus impostos na mesma medida em que qualquer outro brasileiro. Não acredito no mesmo deus nem nos mesmos símbolos, portanto, não é lícito nem respeitoso que se uso o espaço “imparcial” do Estado para simbolizar apenas uma parte de seus cidadãos. Democracia, não é a ditadura da maioria.
André, independente de ser catolico, gostaria de lembra-lo que, como o proprio nome diz, não e ditadura e democracia, mas uma das caracteristica da democracia nao é que prevaleça a vontade da maioria?. Simples, basta fazerem uma pesquisa de opinião, pois na democracia “deve” prevalecer a vontade da maioria
Ué, e se o sujeito for budista? ele é obrigado a ver o tribunal que o representa exibindo o simbolo de outra religiao? ter ou nao fé nao quer dizer nada quando se trata de RESPEITO
No julgamento, o “réu” estava presente. Vejam lá, na parede! Esta cena, no contexto em que foi retratada, é emblemática, e pode entrar para a história do cristianismo!
Verdade, Carlos, matam Cristo novamente a cada ato dessa natureza que praticam. Dói na alma ver tantos se perderem.
Se não tem importância como muito leigo tem dito porque a Arquidiocese fez o pedido? rá!
Na verdade, nas repartições públicas deveria si fazer um trabalho mais a base de algo q seja mais cultural. quadro com pinturas e trabalhos manuais de cada regiao , para a população ver
o valor de cada artista da regiao.
grato.
José Rafael, a questão ai não é cultural e sim de FÉ e obras de arte a gente vê é na exposição .
entao queira ver o seu crucifixo na sua casa ou na sua igreja, faz favor.
Aguardo decisão favorável a não retirada dos crucifixos.Eles sabem do que digo.