MPF realiza consulta pública em São Paulo
Órgão vai colher propostas sobre temas e formas de melhor atender à sociedade
O Ministério Público Federal (MPF) realizará, no dia 23 de abril, das 14h às 18h, consulta pública em São Paulo para ouvir da sociedade como a instituição pode se modernizar para melhor atendê-la.
“Queremos nos aproximar mais do cidadão, saber onde a população está sentindo mais falta da nossa atuação”, afirma o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
A ideia da consulta pública é reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não-governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar.
Além de explicar a atuação do MPF, procuradores da República irão responder perguntas e colher propostas de ação sugeridas pela sociedade.
Entre as áreas a serem debatidas, estão cidadania, acompanhamento de políticas públicas, cumprimento das leis, combate à corrupção e ao crime organizado, processo eleitoral e defesa do regime democrático, direitos do consumidor e ordem econômica, proteção ao meio ambiente, defesa dos patrimônios cultural, público e social, e garantia dos direitos das populações indígenas, de comunidades tradicionais e de outras minorias.
Na capital paulista a consulta pública ocorrerá no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3) – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020, Bela Vista (próximo à estação Brigadeiro do Metrô).
Para se inscrever e sugerir temas a serem debatidos, basta acessar o endereço www.prr3.mpf.gov.br/content/view/708/284/. A inscrição também pode ser feita na hora do evento. Além de São Paulo, a consulta também será realizada em outras 19 capitais, entre os dias 20 e 24 de abril.
Não sei é perguntando à população que, via de regra, nem entende para que serve a instituição, possa ela melhor trabalhar.
Entender que prerrogativas não são privilégios, e que autonomia e independência não se prestam a justificar a permissão para que cada um faça como bem lhe dá na cabeça, já ajudaria a melhor escolher prioridades.
O comentarista Ubirajará deu boas dicas, sem audiência pública…
Obrigado Ana Lucia por concordar com meu posicionamento.
Lembra-se do apagao aereo ? Onde estava o MP ?
Estes ultimos casos de corrupção, nao os atuais, mas digamos os mais recentes, soube voce de alguma atitude concreta do MP para recuperar o dinheiro público ?
A melhor forma do Ministério Público se aproximar da sociedade e cumprir e fazer que sejam cumpridas as leis existentes neste País.
Não precisa consulta pública, basta atender bem a sociedade e preservar seus direitos.
Por exemplo que atenção recebe a sociedade desses orgaos reguladores Anatel, Anel, Antt, Anac ? Quais as providencias tomadas pelo MP a ese respeito nesses anos de existencia dessas entidades?