Jornal traz perfil de Tourinho Neto
Trecho de reportagem de Maíra Magro e Juliano Basile, no jornal “Valor Econômico” desta terça-feira, sob o título “Decisão derrota desembargador polêmico”, com perfil do juiz federal Tourinho Neto, membro do CNJ:
Responsável pela decisão que quase tirou Carlos Cachoeira da prisão e pelo voto que pôs em xeque a operação Monte Carlo da Polícia Federal, o desembargador federal Fernando Tourinho Neto é conhecido por posições polêmicas e corporativistas.
No Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), o magistrado baiano costuma votar pela anulação de provas colhidas nas investigações da PF e do Ministério Público. Também ficou famoso por soltar réus da prisão.
No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi indicado para defender os interesses de classe da magistratura – até a semana passada, era vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) – e fazer oposição à corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, que defende maior rigidez na punição de juízes acusados.
O convite para ocupar o cargo no CNJ foi feito pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) César Asfor Rocha.
(…)
Em outubro do ano passado, como vice-presidente da Ajufe, Tourinho Neto conclamou magistrados a deixar de julgar processos contra a União e a paralisar os trabalhos por um dia.
Em 1999, na presidência da mesma entidade, ele liderou um movimento de greve de juízes, mesmo sem o apoio do STF e do STJ.
Os jornalistas informam que, procurado pela reportagem, Tourinho Neto não atendeu ao pedido de entrevista.
Que matéria estranha. Não entendi o objetivo!!!!!
Com relação a prisão do cachoeira não quer dizer que Tourinho o está absolvendo. Talvez, pelos elementos até então colhidos, não seja a atitude correta deixá-lo preso de forma indefinida. Provavelmente o processo será longo diante dos possíveis delitos, isso nos sabemos. Por outro lado, necessário verificar que Tourinho mantém critério nas suas colocações. Atualmente, tenho visto julgadores que são implacáveis, todavia, de forma atabalhoada, sendo que ao final se perdem dentro da própria confusão. Bom, de qualquer forma não entendi o propósito da matéria Fred.
Desculpe notei que apenas reproduziu a matéria de outros jornalistas.
É lamentável que tenhamos chegado ao ponto em que quem não julga de acordo com os apelos de ocasião seja visto como corrupto. O Des. Tourinho Neto é um Juiz honrado e honesto, cujo exemplo deveria ser seguido por todos os Juízes desse país, que atualmente parecem ter abandonado os livros e se inscrito em concurso de popularidade. Juiz não tem que agradar ao povo, mas sim cumprir a Lei. Aliás, no Brasil, estar contra a maioria deve ser motivo de orgulho… Afinal, é essa maioria que elege os Malufs da vida…
Estou aguardando o blog repercutir o afastamento do juiz encarregado processo do cacheira por ameaças a sua integridade e de sua família…
Esse perfil explica as âncoras que atrelam o país ao passado. É como eu sempre escrevo, culpar sómente as instituições pelas mazelas nacionais é desconhecer o fato de que existem nomes e rostos por trás da impessoalidade dos atos e ações que insistem em não fazer o país se desenvolver moralmente e não permitem o florescer de uma cidadania verdadeiramente republicana.