Operação Monte Carlo: juiz federal ameaçado pede para deixar caso

Frederico Vasconcelos

Reportagem de Felipe Recondo, de “O Estado de S. Paulo“, publicada nesta terça-feira (19/6), revela que o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável pela Operação Monte Carlo, pediu para deixar o caso, por ter sido alvo de ameaças.

Segundo o jornal, em ofício encaminhado no último dia 13 ao corregedor Geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Olavo, o juiz federal afirma não ter mais condições de permanecer no caso por estar em “situação de extrema exposição junto à criminalidade do estado de Goiás”. E para evitar represálias, revela que deixará o país temporariamente.

No documento, ao qual o jornal teve acesso, o juiz relata que segue esquema rígido de segurança por recomendação da Polícia Federal, mas revela que sua família foi recentemente abordada por policiais e diz que foi alertado da possibilidade de sofrer represálias nos próximos meses.

“Minha família, em sua própria residência, foi procurada por policiais que gostariam de conversar a respeito do processo atinente a Operação Monte Carlo, em nítida ameaça velada, visto que mostraram que sabem quem são meus familiares e onde moram”, diz no documento.

Comentário no site “Migalhas“, em nota sob o título “Que país é esse?”:

CNJ, AMB, Ajufe e OAB precisam se manifestar urgentemente. Estamos diante de um fato inédito : o juiz abandona a causa por medo da bandidagem ?! Isso é um atentado à Justiça, à ordem democrática.

Comentários

  1. Sem punicao, os criminosos vao ficando mais e mais resolutos. Ja’ viram que podem exercer pressao, ate’ mesmo em ministro do STF, e nao ser incomodados.
    Sabem que os que vitimaram a juiza do Rio estao longe de ver justica.
    Temer, quem ha’ de?

  2. Faltou coragem, faltou maturidade desse juiz, imagina se todos os agentes públicos que lidam com bandidos, mafiosos de toda ordem, faça como fez esse juiz, não quer enfrentar o perigo, não quer enfrenta ros riscos da profissão. Para mim foi covardia, e um medo além do normal, acho que ele nunca mais deverá pensar em trabalahr em uma vara criminal, nisso tiro o chapéu poara o Dr. ODILON, juiz federal lá do Mato Grosso, infelizmente a magistratura estão cheia de jovens sem experiencia de vida, que não aguentam a pressão dos bandidos, assim o povo está a pé.

    1. o bravo é o primeiro a tombar num campo de batalha! e se fosse teus pais os ameaçados? e se fosse a mulher a ameaçada? retrocedia? daqui a pouco para passar em concurso terá que ser o batman porque não tem família! ps: batman usa máscara, anda de batmóvel, é amigo do superman e usa engenhocas sensacionais.

    2. O camarada fez todo o trabalho de revelação desse esquema e depois não tem nem o direito de se sentir inseguro e temer pela família. São pensamentos assim que mais reforçam o receio dos bons. Nenhum respaldo da sociedade. Parece que tem muito mais gente pensando que os juízes são deuses ou querendo que eles pensem assim.

  3. Vai ter que fazer no Brasil o mesmo que fizeram na Italia, quando resolveram enfrentar a Máfia, juizes sem rosto.

  4. Quando digo que o país está abandonado pelos três poderes refiro-me inclusive à falta de debate sério para resolver a caótica situação que vive nosso país mas, devo reconhecer que há juizes e parlamentares sérios que sofrem angustiados com toda essa situação, e, mesmo querendo não podem fazer nada, tamanha a rede que se enroscou o nosso querido Brasil.

  5. Que país é esse? um bandido é que manda, o juiz pede prá sair, e o governo sabe de tudo, e fica tudo no silencio?qual explicação um pai de familia vai dar aos seus filhos em uma sociedade dessa? é por isso que não aguento nen ver uma reportagem falando dos ladraos, pobres coitados na cadeia.nossa sociedade virou uma imundice, formando jovens revoltados com tanta injustiças.

  6. Em tal caso, onde o juiz que decretou a prisão é praticamente obrigado a deixar o caso, revela-se às claras que o crime é praticado contra o próprio Estado, e o que é pior, através de AGENTES do ESTADO.
    Se estes deixaram pistas, devem ser presos, processados na forma da lei e exonerados.

  7. Se a PF de hoje fosse igual a de outros tempos (não sofresse pressão do governo federal), a empreiteira Delta / DENIT iria deixar milhares de políticos corruptos em situação triste em todo o país.

    Onde tiver PAC (Programa Amigos do Cachoeira), tem DELTA.
    Onde tiver DELTA tem PAC (Prog. Amigos do Cachoeira).

  8. Nesse concreto, em um Juiz federal é ameaçado pelo crime organizado que permeou as instituições do Estado,cabe intervenção federal a segurança jurídica dos poderes.

  9. Mais uma prova de que há personalidades de peso do Governo e do Judiciário envolvidos na tramoia do Cachoeira!

  10. Bem,
    Quero crer que essas atitudes são irrefutáveis provas de culpa por parte da quadrilha do senhor Cachoeira. Será que teremos o prazer e o orgulho de ver essa corja, pelo menos, ter trabalho se explicando em algum tribunal???
    Porque, cadeia… Isso já seria pedir demais… Infelizmente!

  11. Quantas decisões de soltar bandidos nesse país foram tomadas pelos próprios magistrados, principalmente nas operações da PF. Quantas foram anuladas sem explicação. Acontece que a bandidagem perdeu o medo, não são punidos severamente. Agora o crime está chegando à magistratura e familiares, já houve juíza morta, ameaçados. Estão assustados, por que? A população que está a “deus-dará” já está acostumada infelizmente, com essa dura e cruel realidade. O que penso, ótimo. Assim talvez tomarão providências para mudanças. Aguardemos.

  12. Eles estão dobrando os joelhos dos togados. Deveria ser o contrário. Mas com esse judiciário cheio de mimos que sempre se esconde por trás da caixa preta e pune com aposentadoria aqueles que vendem sentenças… O que a sociedade pode esperar? Um conselho: façam um intercâmbio com o judiciário italiano, aquele que impôs a tal e bem sucedida “operação mãos limpas” contra o crime organizado.

  13. É gritante a situação do brasil em relação ao crime organizado. É mais do que necessário ser realizado uma reforma em nossa lei; temos que adequar a nossas leis a nosso tempo.
    Quando as leis não são observadas, gerem mais impunidades, crimes, violência, corrupção, e nossa justiça sendo ameaçada e ficando refém de bandidos e políticos mal caráter.

  14. É com muito pesar que leio uma noticia desta, a que ponto nos curvamos diante da criminalidade. Cadê os grupos de direitos humanos? Onde estão os paladinos da justiça? Esconderam-se todos os que defendem uma justiça mais branda? em um país com seríssimos problemas de criminalidade ou patimos para a guerra ou morreremos reféns de meia duzia de criminosos. Por penas mais rígidas e pelo fim da impunidade esta mais que na hora de mudarmos todo o nosso sistema jurisdicional, com fim de regalias e mudança dos preceitos. É preciso um novo ordenamento jurídico.

  15. Qualquer tentativa de acabar com o crime organizado, deve, necessariamente, passar por uma reforma estrutural das polícias, unificação das carreiras com ingresso na base e ascenção por merecimento. Caso contrário, é mera retórica!!

  16. Tudo isso decorre da “sopa” que o atual judiciário e as leis obsoletas oferecem de “prato fundo cheios” à impunidade.O povo (leia-se cidadão de bem) está aí sofrendo cada vez mais com essa situação escabrosa.E tão escabrosa está que, inclusive, já está sobrando até pra magistrados. E, por enquanto, pois, com certeza os outros altos escalões da sociedade que se preparem pra entrar na fila.Logo, o que está faltando para se fazer a reforma? E tem que ser já e profunda.

  17. Estamos vendo, que o País, virou terra de ninguém, onde quem manda, é a bandidagem. Sorte do juiz, é que ele pode deixar o País. Imaginem as pessoas comuns, que vivem diariamente, a própria sorte, com esses meliantes.

  18. Cachoeira não é caso isolado de corrupção no país, ele faz parte de várias corporações de corrupção que ainda permanecem em atividade e que permeiam em todas as instituições. Os procedimentos adotados para o seu combate ainda sofrem com a demora das modificações de nossa estrutura de poder, iniciando pela reforma política, tributária e ainda dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

  19. Já apareceu aqui um meritíssimo aproveitando para reclamar do salário… Mas deixa p´rá lá: o que conta é que os juízes têm o poder de prender pessoas. Por que não prendem os policiais que foram fazer ameaças veladas aos familiares do juiz que prendeu o Cachoeira?

  20. Ou nós enfrentamos o crime organizado e o extirpamos como ameaça à nossa sociedade, ou devemos fechar os Órgãos de Segurança deste país!!!.

Comments are closed.