Operação Monte Carlo: juiz federal ameaçado pede para deixar caso

Frederico Vasconcelos

Reportagem de Felipe Recondo, de “O Estado de S. Paulo“, publicada nesta terça-feira (19/6), revela que o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável pela Operação Monte Carlo, pediu para deixar o caso, por ter sido alvo de ameaças.

Segundo o jornal, em ofício encaminhado no último dia 13 ao corregedor Geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Olavo, o juiz federal afirma não ter mais condições de permanecer no caso por estar em “situação de extrema exposição junto à criminalidade do estado de Goiás”. E para evitar represálias, revela que deixará o país temporariamente.

No documento, ao qual o jornal teve acesso, o juiz relata que segue esquema rígido de segurança por recomendação da Polícia Federal, mas revela que sua família foi recentemente abordada por policiais e diz que foi alertado da possibilidade de sofrer represálias nos próximos meses.

“Minha família, em sua própria residência, foi procurada por policiais que gostariam de conversar a respeito do processo atinente a Operação Monte Carlo, em nítida ameaça velada, visto que mostraram que sabem quem são meus familiares e onde moram”, diz no documento.

Comentário no site “Migalhas“, em nota sob o título “Que país é esse?”:

CNJ, AMB, Ajufe e OAB precisam se manifestar urgentemente. Estamos diante de um fato inédito : o juiz abandona a causa por medo da bandidagem ?! Isso é um atentado à Justiça, à ordem democrática.

Comentários

  1. Se um magistrado deixa um caso, por força de ameaças contra a sua vida e a de seus familiares, o que devemos esperar desse país?
    Por que não substituir (ou se for o caso, designar mais 2 magistrados para cuidar desse caso?) o magistrado que está sofrendo ameças !!!

  2. O Brasil precisa de uma Operação Mãos Limpas, como a realizada na Itália. A máfia que tomou conta do país na última década não é menos perigosa.

  3. ESPERO QUE DEPOIS DA ATITUDE DO COLEGA JUIZ FEDERAL, A SOCIEDADE E A IMPRENSA, EM PARTICULAR, VEJAM A NOSSA IMPORTÂNCIA E OS RISCOS QUE CORREMOS TODOS OS DIAS, RECONHECENDO, ENFIM, COMO NOSSOS VENCIMENTOS SÃO AVILTANTES PARA OS PERIGOS QUE CORREMOS.

    1. Já vem falando de vencimentos. Poxa, nem na trágedia vcs não esquecem de salários, aproveitam o momento para requerer aumento é um absurdo. A coragem deve fazer parte da vida de um Juiz, o enfrentamento ao perigo também. Os riscos são inerentes ao cargo. Não só de benessedeve viver a magistratura. A hora é de enfrentamento e não de pensar em salários. Nos poupem.

    2. Po apagaram o meu comentário de ontem! Repito: que piada! Falara que o salário de um juiz, que começa ganhando em São Paulo 22 mil é insuficiente, é uma grande piada! Bombeiros ganham no Rio 900 reais, o salário no Bope não chega a 3 mil, professores ganham uma miséria. É justo juiz ganhar um pouco mais, mas esse salário é um exagero. E sem contar que a maioria ganha bem além do teto constitucional. Todo mundo sabe disso. As autoridades tem que garantir que vocês possam trabalhar em segurança, mas os juízes têm que parar com essa choradeira por salário

  4. Isso é inadmissível, pois, além da ameaça física ao Juiz e à sua família, atenta com as instituições do Estado.
    Se os bandidos dessa organização criminosa tem petulância de fazer esse tipo de ameaça é porque a situação no Estado de Goiás está podre. Virou uma terra sem lei, com a criminalidade institucionalizada e entranhada no Poder.
    Ou nossos representantes estabelecem punições duras para os crimes ou, como disse outro comentarista, preparemo-nos para voltar aos tempos de faroeste.
    Que a PF apure com rigor a autoria dessas ameças e que os culpados sejam presos e condenados a penas severas, para dar o exemplo.

  5. Infelizmente este é o país da incoerência e da contradição. Lugar onde o sujeito é condenado a 50 anos de prisão, mas a pena máxima é 30. Não quero acreditar que o caso Monte Carlo termine em pizza com sobremesa de marmelada. No entanto, tudo me leva a crer que o resultado não será tão satisfatório para quem, no final, paga as contas: o brasileiros.

  6. … Também tem que interpelar o governador de Goiás sobre o cado dos policiais estarem à disposição do crime organizado. Parece história de terror, Se contar essas história lá no exterior, ninguem vai acreditar. Agora é que eu quero ver a posição do STF e da Corregedoria de Justiça. Nós, os brasileiros, exigimos uma explicação e uma providência enérgica. Estamo muito assustado com essas monstruosidade

  7. Medo de bandidagem? Pelo que li, a familia foi procurada por policiais…! Moro no exterior, e sinto, a cada noticia que leio sobre estas OPERACOES que conduzem ai no Patropi, vergonha de dizer que sou do Brasil. QUE PENA!!! SINCERAMENTE, QUE PENA !!!

    1. É, meu caro, invejo você. Não tivesse a vida estabilizada no Brasil, já tinha me mandado daqui faz tempo. Em termos de bandidagem, o Brasil é um país de Primeiro Mundo. Social e civicamente falando, JAMAIS será.

  8. O Ronaldo G. Fachini falou pela maioria dos brasileiros, que sao abertamente desvalorizados por serem honestos! Precisamos de punicäo para os criminosos.

  9. Esta é apenas a ponta do Iceberg. Realmente estamos chegando ao limite. Onde os poderes constituidos não tem força para frear o avanço dos criminosos é porque eles estão fortes. Penas duras é o minimo que o estado pode oferecer a estes criminosos de todos os tamanhos, caso contrario em 20 anos estaremos todos armados defendendo nosso patrimonio, é a volta ao Far west.

    1. Como estaremos todos armados, se nem armas mais podemos portar ? A sua solucionatica nao alivia, pois no ha como.

  10. Ele faz bem. Esse Cachoeira já provou que seus tentáculos estão por todos os lugares. A ameaça é real e perigosa.

  11. Isso para nós que acompanhamos os fatos politicos dese país nao é nenhuma novidade.
    Sempre que envolve contraventores, politicos e policiais, quem tenta moralizar sai desmoralizado por perder liberdade de ir e vir, e nao poder exercer a sua librdade de expressao, como tambem ser politicamente correto nas suas funçoes publicas.

  12. Os grandes e honrados juristas e a imprensa que diz ser livre devem se manifestar. O Advogado do Principal acusado deve vir a público. Não podemos aceitar tais ameaças.

  13. Estamos colhendo os frutos do que plantamos.
    Os políticos que elegemos durante muitos anos, por algum estranho motivo, aprovam leis que facilitam a vida de todo tipo de criminoso.
    O que está acontecendo é apenas o desdobramento da lóogica.

  14. “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

    Ruy Barbosa de Oliveira (jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro).

  15. Nosso país chegou no fundo do poço. A bandidagem está tão infiltrada em todos os níveis da sociedade, que ao fazer o correto voce fica exposto dessa forma, onde tem que colocar sua própria vida em risco para fazer o que é certo.
    E nossos políticos dizem que o país está bem !
    Me faltam adjetivos pra qualificar os políticos brasileiros. Lixo completo.

  16. Que País é esse onde até juizes são ameaçados, imagine só o cidadão comum. é o país da impunidade, o país onde quem tem dinheiro vale mais! Como diz a Letra da Música Renato Russo
    “Ninguém respeita a constituição”
    “Que País é esse”

  17. Quando finalmente a justiça trabalha para punir gente poderosa acaba acontecendo este triste fato: um servidor honesto tendo que deixar o caso justamente por trabalhar de forma honesta, justa e firme contra a bandidagem.

  18. ” ‘De tanto ver triunfar as nulidades,
    de tanto ver prosperar a desonra,
    de tanto ver crescer a injustiça,
    de tanto ver agigantarem-se os poderes
    nas mãos dos maus,
    o homem chega a desanimar da virtude,
    A rir-se da honra,
    a ter vergonha de ser honesto’

  19. De fato os poderes constituídos (STF, CNJ) e as entidades da sociedade (OAB, imprensa, igrejas) precisam se mobilizar contra a impunidade e contra esse poder paralelo que ameaça o Estado e os cidadãos. Justiça Federal, Supremo, contribuam para o fm da impunidade, façam sua parte.

  20. Não há novidade alguma, infelizmente. O ” estado democrático de direito ” é uma piada. Vivemos atualmente no país da impunidade e, o crime organizado comanda quase tudo, intimida os três poderes e : manda quem pode, obedece quem tem juízo..Vivenciamos diariamente arrastões, assassinatos, corrupção e os ” grandes chefões” estarão SEMPRE impunes, imunes. Já esqueceram do caso PC Farias? e Celso Daniel? quem são os MANDANTES? Nunca saberemos. Viva a democracia.

  21. O fato é o seguinte: hoje em dia juiz é tratado como lixo – perdoem-me a rispidez, mas é verdade – pela sociedade, pela mídia e pelas instituições, incluindo sua chefia (presidentes de tribunais etc.). Assim, não se pode criticar o magistrado, que já fez muitissimo até agora. Ele está certo em não botar em risco sua vida e da sua família. É o que a sociedade brasileiro fez por merecer, nada mais nada menos.

  22. Sem dúvida alguma, este fato por sí só nos remete à gravidade do caso Monte Carlo. Com certeza outras pessoas (testemunhas, investigadores, promotores, etc) devem estar recebendo o mesmo tratamento (ameaças e chantagens emocionais). Chocante !!

Comments are closed.