CNJ faz balanço de monitoramento de ações
A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, fará hoje um balanço do programa “Justiça Plena”, criado em novembro de 2010 para monitorar o andamento de processos de grande repercussão social.
Atualmente, 108 processos são monitorados pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Outros 13 já foram finalizados.
O assassinato da ex-deputada federal alagoana Ceci Cunha é um dos casos de grande repercussão já julgados.
Recentemente também foram incluídos no programa a ação penal contra os envolvidos no desvio de recursos destinados à construção do Fórum Trabalhista de São Paulo e oito ações civis públicas questionando a construção das usinas hidrelétricas de Belo Monte (PA) e o complexo de Teles Pires (MT/PA).
A Folha revelou, no último dia 16/6, que, a pedido do Ministério Público Federal, o CNJ quer agilizar o julgamento de ação penal do caso do TRT-SP, para evitar que sejam devolvidos ao juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto mais de US$ 6 milhões que estão bloqueados na Suíça.
Favorecido pela idade de 84 anos, a prescrição penal em relação ao juiz aposentado ocorre em dezembro.
A Suíça exige o trânsito em julgado da ação criminal, ou seja, quando não cabe mais recurso, para que o dinheiro bloqueado seja repatriado para o Tesouro Nacional.
A cnj deveria obrigar todos os foruns a instalarem câmeras de video, assim iriam ver como se trabalha pouco nesses locais.
Alias, porque será que nenhum órgão público possui essas câmeras? Ninguem quer controle.