Chalita faz palestra para juízes e servidores

Frederico Vasconcelos

A convite da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, o advogado e escritor Gabriel Chalita fará palestra nesta quinta-feira (19/7) para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o tema “Competição x Cooperação”. Chalita é um um dos expositores do Simpósio “Qualidade de vida no serviço público”.

O Blog recebeu comentário de um leitor, magistrado que pediu para ter seu nome preservado, criticando a iniciativa da Corregedoria, uma vez que o expositor é candidato à Prefeitura de São Paulo (PMDB) e sua palestra ocorre em pleno período eleitoral.

Consultado, o corregedor-geral, desembargador José Renato Nalini, informou que não há restrições. “Houve consulta à legislação eleitoral e à jurisprudência dos Tribunais Eleitorais”, afirmou.

A seguir, os esclarecimentos do corregedor e o comunicado sobre o simpósio:

“A atual gestão da Corregedoria no TJ-SP atende a pedidos e sugestões de funcionários para as palestras motivacionais que não são remuneradas e são proferidas por quem é afeito a dar aulas e se dedica a isso.

Já vieram, por exemplo, a Monja Cohen, um General do Exército, pessoas indicadas e que se dispuseram a, gratuitamente, conversar com os servidores.

O professor Gabriel Chalita é autor de inúmeras obras cujo intuito é estimular as pessoas a descobrirem fórmulas de enfrentar melhor as vicissitudes.

Houve consulta à legislação eleitoral e à jurisprudência dos Tribunais Eleitorais. Não há restrição.

A palestra é dirigida a todo o Estado de São Paulo em video-conferência. O auditório presencial na capital é para pouquíssimas pessoas.

Todas as pessoas que quiserem oferecer algo de sua experiência para estimular o funcionalismo da Justiça serão bem vindas”.

———————————————————–

COMUNICADO CG Nº 957/2012
Processo nº 2012/69389 – DICOGE 2.1
“SIMPÓSIO: QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO – 3ª ETAPA”
O Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria da Área da Saúde – SAS, CETRA – Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores, Escola Paulista da Magistratura – EPM e Secretaria da Primeira Instância – SPI, COMUNICA que será realizado o SIMPÓSIO: “QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO – 3ª ETAPA”, visando transferir conhecimentos e promover a reflexão sobre a importância da promoção de saúde e melhoria do clima organizacional nos ambientes de trabalho.
O evento destina-se a Magistrados e Servidores e será realizado no Fórum João Mendes Junior, 16º e 17º andares, com recepção unificada no 16º andar – sala 1629, conforme Programa abaixo, sem qualquer ônus para os participantes.
Dia 19 de julho de 2012 Horário: 10:00 às 12:00 hs
10:00 horas Tema: “Competição X Cooperação” Palestrante: Doutor Gabriel Chalita
11:00 horas Tema: “Stress, Equilíbrio e Superação” Palestrante: Doutor Ricardo Sayeg
Os interessados deverão inscrever-se por meio da INTRANET TJSP, na área de destaques, pelo link CETRA, observados os seguintes critérios:
– As inscrições são limitadas a até 3 (três) servidores do Quadro Funcional de cada unidade.
– Podem ser feitas inscrições para uma e/ou as duas palestras, na mesma oportunidade.
– Será relevado o atraso de até 60 minutos para a entrada ao serviço, a contar do término do evento do dia, constante no certificado de participação (das 10 às 12h), conforme determinação da E. Presidência.
– Eventual ausência deverá ser justificada até dois dias úteis subsequentes ao dia do evento, através do e-mail de contato do CETRA.
– A falta injustificada acarretará o cancelamento automático das inscrições para o próximo dia do Simpósio

Comentários

  1. Quero ver o Se rra ter coragem de falar para o funcionlismo. Quando era governador nos motivou com quatro(4) anos sem ao menos repor a inflação.

  2. Também achei feio e desnecessário… falha do corregedor, na minha opinião.

    Uma palestra motivacional bem sucedida é capaz de mudar simpatias em relação ao palestrante.

    Então, se um dos espectadores dessa palestra for juiz eleitoral, nas causas em que for parte, o candidato (réu?) corre o risco de ter a condição diferenciada, ainda que subconscientemente, na cabeça do juiz.

    Espero que os juízes eleitorais tenham tido o pudor e o bom senso de dispensar o convite para a dita palestra.

    1. No caso do ministro do Supremo Tribunal Federal, o juiz Tofoli, indicado pelo Lula ,quando julgar os mensaleiros amigos, tambem agira assim. Ele foi advogado do PT.

  3. Pessoa MASCARADA e muito ‘boazinhazinha’ demais.
    Pessoas de meu Brasil varonil – ‘desconfiem’ de gente ‘boazinhazinha’ demais…

  4. Acho que o Prof. Nalini se esqueceu de uma coisa que nós, professores de filosofia do direito, costumamos “ensinar” aos nossos alunos, inclusive a partir da matriz filosófica cristã da qual ele mesmo parte e que foi dita há muito tempo pelo Apóstolo Paulo: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”.

  5. Para quem se intitula paladino da ética na magistratura, com alguns livros escritos sobre o tema, o Desembargador Nalini deveria ter vergonha em justificar um convite desses com base apenas em um duvidoso respeito à legislação eleitoral e à jurisprudência do TSE! Só um cego moral para não enxergar o indisfarçável viés eleitoreiro do convite a um candidato para palestrar a servidores e juízes do TJ em pleno período eleitoral (sim, este, legalmente, já começou desde as convenções partidárias para escolha de candidatos). Já que a palestra é tão somente educativa e motivacional, será que não havia nenhum palestrante de mesmo nível (ou até melhor) fora da disputa eleitoral para falar sobre o tema? Acho que uma melhor resposta viria do Nalini escritor!

Comments are closed.