STF está acima de pressões, dizem ministros
Frederico Vasconcelos
Reportagem de Fausto Macedo, em “O Estado de S. Paulo” nesta quarta-feira (25/7), revela que três ministros do Supremo Tribunal Federal reagiram às declarações da ministra Eliana Calmon, segundo as quais o STF seria julgado pela opinião pública no julgamento do mensalão:
“Quem é ela para dizer que seremos julgados? O Supremo não é passível de sugestões, muito menos de pressões”, disse o ministro Marco Aurélio. “A toda hora estamos sendo julgados. Não é só nesse caso”, afirmou o colega Gilmar Mendes. “O Supremo tem que estar acima dessas paixões passageiras”, disse o também ministro Luiz Fux.
por que sera que o ministro do supremo tribunal federal marco aurelio mello reage de forma emocionada as declaracoes da corregedora nacional de justica do cnj e tambem ministra do stj?
desta feita, ele declara: “quem e ela para dizer que o supremo sera julgado pela opiniao publica?”
ora, ela e a corregedora nacional de justica, e, a exemplo do seu antecessor no cargo, ministro gilson dipp, agiu de forma corajosa, destemida e independente no uso de suas atribuicoes.
com a visibilidade que ganhou na midia, tornou-se celebridade querida pela nacao brasileira, cujas instituicoes estao desgastadas e mal avaliadas.
o poder judiciario e o unico poder que nao se submete ao julgamento popular.
portanto, a ministra eliana calmon e, de fato, a porta voz da nacao brasileira, que condena veementemente os magistrados corruptos e desidiosos.
vale lembrar que durante a presidencia de s. exa. o ministro marco aurelio, por “habeas corpus” concedido monocraticamente por s. exa. durante o recesso parlamentar, foi solto o banqueiro com dupla cidadania salvatore cacciola, que, em seguida, fugiu do pais e, de forma tranquila se instalou na italia, sua segunda patria, onde se tornou empresario no setor de hotelaria de luxo.
seria essa a razao de ter o exmo. sr, ministro tamanha implicancia com a ilibada corregedora nacional de justica?
Claro que está acima das pressões. Foram escolhidos por políticos de ocasião para exercerem funções predominantemente jurídicas. Em caso de absolvição completa e total de todos os acusados o que o ‘povo’ vai fazer? Revolução? Não fizemos isso nem pra ficarmos livres do domínio português, vamos fazer agora por causa de um grupo de corruptos do partido que ocupa o poder?
Como servidores públicos quesão, os ministros do STF deveriam saber que devem satisfação sim à sociedade.
A decisão que proferirem será um parâmetro para todos, criminosos ou não. Está mais do que na hora desses senhores e senhoras explicitarem a que vieram.
Sem botar banca!
Sra. Ana Lúcia a Sra. Como procuradora da republica que foi deveria saber ou sabe que os ministros do STF tem um só compromisso que é com a constituição, nada mai. Afinal de contas a voz das ruas, a dita opinião publica ou publicada reflete o pensamento de uma maioria que também pode ser ditatorial. Ou a Sra. Entende que oSTF nao pode julgar a favor das minorias contra a pressão das maiorias, por ex. No caso da uniao HOMOAFETIVA, das cotas raciais, da antecipação do parto de feto anencefalo etc….!
Fico triste em ler que essa vergonha nacional seja considerada de “paixões passageiras”. A independência dos poderes, para mim, estará em jogo novamente. Talvez um dia tenha uma lista com os nomes de políticos condenados pelo STF. Espero que não seja constitucionalizada a corrupção no Brasil. É bom lembrar nos últimos meses as noticias sobre o Judiciário não são das melhores. O Lula já entrou pra interferir e eu gostei da posição do Ministro, mas, com certeza o Lula e a presidente Dilma vão pra cima dos ministros para influenciar.