Eliana e o patrimônio de juízes na despedida

Frederico Vasconcelos

Na última sessão plenária no cargo de Corregedora Nacional de Justiça, nesta terça-feira (4/9), a ministra Eliana Calmon será relatora de metade dos processos.

Eis o que informa a assessoria de imprensa do CNJ:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai avaliar nesta terça-feira (4/9), em sua 153ª Sessão Ordinária, alguns casos de magistrados que têm patrimônio incompatível com seus rendimentos. Os processos serão relatados pela ministra Eliana Calmon, que deixa o cargo de corregedora nacional de Justiça na quinta-feira (6/9), quando será substituída pelo ministro Francisco Falcão.

A investigação sobre a evolução patrimonial de magistrados começou no final do ano passado por iniciativa da ministra Eliana Calmon. Na época, ela decidiu também fazer uma verificação nas folhas de pagamentos dos tribunais, já que muitos juízes e desembargadores recebiam valores acima do teto salarial do serviço público.

Nepotismo e infrações – A pauta da próxima sessão prevê o julgamento de 89 itens referentes a temas sobre supostas práticas de nepotismo, irregularidades em concursos e infração disciplinar de magistrados. Quase a metade dos processos em pauta será relatada pela corregedora Eliana Calmon.

Além dos casos de verificação da evolução patrimonial dos magistrados, a corregedora relatará diversos processos sobre suposta infração disciplinar de juízes e desembargadores, bem como recursos contra o arquivamento, pelos tribunais, de denúncias envolvendo magistrados nos tribunais estaduais e também no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) e Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª e da 11ª Região (TRT 2 e TRT 11).

Comentários

  1. Parabéns Ministra Eliana. São de pessoas íntegras como a senhora que necessitamos no STF e outras instâncias governamentais onde grassa a corrupção e o nepotismo. Que Deus a abençoe ricamente.

  2. DUVIDO QUE A SENHORA SEJA ESCOLHIDA PARA O STF NESSE GOVERNO QUE AI ESTA.MESMO QUE TENHA UMA OU MIL VAGAS.INFELISMENTE.

  3. Espero sinceramente que o exempla da Ministra Eliana Calmon seja seguido pelo sucessor que por sinal é homem, que ele honre o lugar que foi ocupado por essa mulher corajos, destemida e que deu clara demonstração de que não tem rabo preso com ninguém. Parabéns Ministra!

  4. Parabéns pelo belo trabalho.Esperamos que a sua coragem tenha inspirado e contagiado seus sucessores. Que Deus lhe pague

  5. Parabens por sua atuaçao exemplar ministra. Bem faria a presidente Dilma se a nomeasse para o STF, onde, creio, a Sra. faria um grande bem ao Brasil.

  6. Se na constituição tivesse prevista ,como uma das escolhas de uma vaga, do STF, um juiz escolhido pelo POVO, por eleição direta, certamente a ministra Eliana Calmon teria o meu voto.

  7. Deixa o referido cargo ciente do dever cumprido, onde exerceu o seu mister com ousadia, espirito publico e ciente do seu dever – otimo nome para a vaga deixada pelo ministro Peluso.

  8. Dra Eliana,Dr Joaquim Barbosa, merecem nossos elogios. As criticas não se justificam,mas com certeza vem de pessoas acostumadas com impunidades ou do meio a ser combatido.Parabens a todos que cambatem os desmandos.

  9. A senhora irá deixar saudades.DÊ um jeito de voltar à presidencia do CNJ urgente.Muito obrigado pelo que fêz.Espero que seu substituto tenha a mesma coragem, veracidade nos fatos e caráter para tal.

  10. Só faltou acabar com as férias de 60 dias do judiciário, que além de imoral, ajuda a emperrar a tramitação de milhares de processos.

      1. O interessante é que, apesar de serem de três meses as férias dos juízes ingleses, lá a Justiça é MUITÍSSIMO mais rápida e eficaz que a brasileira. E lá não existe nepotismo.

        1. Talvez seja porque na inglaterra os juizes só aceitam julgar 300 processos por ano e o resto eles podem recusar. Jà no Brasil!!!!

      2. Não é porque a Inglaterra comete um erro, que nós devemos cometer o mesmo erro. Este tipo de argumento revela uma velha subserviência, típica de quem não gosta de pensar ou trilhar os próprios caminhos.

        1. Quando os advogados, médicos, jornalistas, dentistas renunciarem as jornadas de trabalho reduxidas, os juizes discutirão.

          1. Caro Moises Anderson, se o nosso Judiciário passar a adotar as palavras EFICIÊNCIA, CELERIDADE e QUALIDADE em seu vocabulário, fazendo com que julgamentos deixem de levar décadas para findar, assim como ocorre nos países que você citou, por mim, nossos magistrados podem ter até 12 meses de férias por ano.

          2. culpar o juiz pela lentidão processual é o mesmo que culpar o professor pelas avaliação da educação no Brasil. Daqui a pouco vão querer tirar os dois meses de férias dos professores para melhorar a educação.

  11. Parabens Dra Eliana Calmon. Era necessário a abertura da CAIXA PRETA dos TRIBUNAIS ESTADUAIS. Todos os órgãos públicos tem que ser transparente, inclusive quanto a questões administrativas, pois, são custeados com o dinheiro dos tributos do povo brasileiro.

  12. Pode querer holofote à vontade Dra, não tem problema se a senhora lutar por uma justiça que pega os safados da república, deixe pra se indignar com os corruptos, ao invés de criticas de povinho!!!

  13. Dra. Eliana, sua atuação ficará marcada pela coragem e dedicação em fazer cumprir a Lei. Esperamos que seu substituto também seja tão eficiente, ético e combativo, o que me parece perfeitamente possível. Parabéns !!

  14. Dra Eliana Calmon nos devolve a sensação de que nem tudo esta’ perdido na area dos servidores publicos probos e que colocam a Etica acima dos interesses pessoais ou politicos.Deveria ser nomeada para o STF.

  15. Cidadã Eliana,

    tenho orgulho em assim lhe chamar, pois a senhora deu sentido a esta palavra. Quanto de nós fizemos algo para melhorar nosso pais? Quantos só ficam reclamando e não agem? nem se que expressam sua opinião?

    Parabéns e espero que a senhora possa ser reconduzida ao cargo. Temos releição no executivo e legislativo, porque não no judiciário?

  16. Vossa Excelência mostrou a todos os brasileiros que o Judiciário pode cumprir o seu papel. Um Judiciário compentente é o principal pilar da democracia. Esperamos que o seu sucessor dê continuidade ao seu trabalho, há muito o que fazer ainda…

  17. Os poucos a quem ainda resta um pouco de vergonha e dignidade sentirão saudades desta senhora. Gente como ela e Joaquim Barbosa é o que o politicamente conturbado Brasil de hoje necessita.

  18. Essa aí adora um holofote!!! Quem te viu e quem te vê? Nomeada ministra pelo padrinho ACM e, agora, paladina da moralidade… Midiática, mais autêntico estilo “Ratinho”… O povão adora….

Comments are closed.