Formar policiais para respeitar direitos

Frederico Vasconcelos
Do jurista José Afonso da Silva, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Mário Covas (PSDB), em entrevista a Angela Pinho e Danilo Thomaz, na revista “Época”, sobre as críticas à Polícia Militar:

Na Polícia Militar, há pessoas muito bem formadas. Mas ela também, muitas vezes, é preparada para a violência. Quando cheguei à Secretaria, a escola de soldados preparava para matar. Na minha gestão, o comandante tinha a obrigação de formar policiais para respeitar os direitos fundamentais. Porque a polícia não tem de ser preparada para matar. A polícia tem de ser preparada para prender e gerar as condições necessárias para um julgamento justo daqueles que foram presos. A Polícia Militar precisa ser controlada. Agora, se estimular, é muito pior. Ouvi uma frase do governador: ‘Quem não resistiu está vivo’. Isso é um estímulo à matança, porque nem se sabe exatamente como ocorreu o fato para dizer que foi um caso de resistência.

Comentários

  1. Qta bobagem. Decerto a polícia deveria ter permanecido inerte ante a reação dos bandidos e os policiais deveriam ter sido alvejados e morrido, como muitos que foram assassinados nesse ano. Talvez assim, houvesse aplausos de certos setores. Asneira deveria ter limite.

  2. este secretario que deu inicio a destruição da policia civil no estado de sao paulo, no inicio do governo covas.
    Hoje o efetivo policial e menor que a decada de 1980
    O que a sociedade deve escolher e se a pm e uma policia aproveitada como exercito ou um exercito aproveitado como policia.
    Porque as duas coisas ao mesmo tempo e impossivel.

Comments are closed.