Toffoli vota com os astros

Frederico Vasconcelos

 
A julgar pelo voto do ministro Dias Toffoli proferido em habeas corpus em junho último (*), louvando o entendimento da ministra Rosa Weber –que cassara a condenação de um réu pelo crime de quadrilha, mantendo a condenação pelos crimes de extorsão mediante sequestro– resta conferir se a conjugação dos astros nesta semana estará favorável aos réus do mensalão:


(…)


O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI (PRESIDENTE): 
Também cumprimento a eminente Relatora pelo profundo voto trazido, e digo que penalizar a cogitação, ou a imaginação ou o pensamento, só Deus pode fazer, e não o homem. Nós não estamos nesta esfera de cognição. Mas verifico, já falando em Deus, que os astros hoje estão alinhados pela concessão das ordens.

O SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO:
 Confesso que estou me sentindo em um Colegiado diverso daquele que geralmente integro às terças-feiras!

O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI (PRESIDENTE):
 É por isso que eu acredito em Deus, mas eu acredito também na astrologia. Os astros hoje estão alinhados, em uma conjugação favorável aos pacientes.

(*) Habeas Corpus 103.412

Comentários

  1. E no dia da indicação do Sr. Dias Toffoli ao STF os astros estavam em completo desalinhamento, havia um grande nebulosa no espaço…

  2. O que é pior: alguém acreditar, ironicamente, em astros, para salientar o caráter, digamos, abstrato das decisões, ou outro defender uma ditadura militar que matou e roubou? Ou um terceiro, que acha que depois das eleições, as coligações vencedoras devem ser simplesmente desfeitas?

  3. Min. MARCO AURÉLIO não poderia ser mais feliz em sua assertiva.
    Como diria o poeta Belchior…
    Acreditava em Deus e em outras coisas invisíveis
    Dizia sempre sim aos seus senhores infalíveis
    Pois é; tendo dinheiro não há coisas impossíveis

  4. Só acredito lendo as notas taquigráficas ou a gravação da sessão. Isso é pegadinha, gente. Duvido que o sujeito seja tão destrambelhado assim.

    1. Caro Marco, Só publiquei depois de consultar a transcrição do voto no site do STF. Se é o caso de pegadinha, acho que exige uma apuração interna. abs. fred

    2. Geralmente os Ministros discutem os votos nas sessões de julgamento, com registro através das notas taquigráficas. Depois, a redação final do voto é realizada em gabinete, com a ajuda de assessores, para que posteriormente seja disponibilizado publicamente. Algumas correções são feitas nesse momento, as vezes com supressão de alguns trechos conforme já identificado várias vezes. Assim, tanto as notas taquigráficas como os votos são documentos oficiais do Tribunal, com presunção de veracidade. Eventual divergência não é de responsabilidade do cidadão.

  5. A nomeação de Toffoli para Ministro do STF foi recebido como um insulto a todo cidadão honesto, que acredita no princípio da separação dos poderes como forma de equilíbrio na República. Mas, creio eu, acho que ninguém esperava que Toffoli, a par das críticas fundamentadas que vem recebendo, chegasse a esse ponto…

  6. Jesus Cristo, tem a astrologia como diabolica. Aonde chegamos, estamos perdidos, nas mãos desses amadores, melhor julgadores amadores.

Comments are closed.