A quem interessar possa

Frederico Vasconcelos

Recém-saídos de um período em que as atenções dos leitores estiveram mais voltadas para supremas discussões em plenário, conjuntos probatórios, dosimetrias de penas etc., ou para o tempo esgotado de candidatos em cansativos debates eleitorais, cabe um registro importante:

O Blog está completando nesta quarta-feira cinco anos de vida.

Os propósitos continuam os mesmos anunciados em 31 de outubro de 2007:

O blog foi criado com o objetivo de divulgar fatos relevantes, notícias inéditas sobre temas do Judiciário, do Ministério Público, das atividades de advogados, autoridades policiais e servidores públicos, além de estimular o debate sobre a coisa pública, sempre com respeito ao contraditório.

A avaliação deste editor permanece igual àquela manifestada no primeiro aniversário do site, em 31 de outubro de 2008:

Atribuo os resultados obtidos ao nível dos  debatedores e às condições asseguradas pela Folha Online e pelo UOL para o exercício de um jornalismo pluralista e independente.

Cinco anos depois, continua sendo uma honra tê-los como leitores, comentaristas e críticos.

Comentários

  1. De parabéns o FRED pelo espaço e a liberdade de nele expor idéias e contrapontos.

    Sobretudo pela facilidade de postar comentários, ao contrário do CONJUR e de espaços da própria FSP onde um prévio cadastro é exigido.

    Aqui a coisa fica por conta do “faro jornalístico” do editor. Que costuma ser bem liberal, no sentido de “deixar a coisa fluir” em homenagem aos debates.

    Confesso que já cheguei a cadastrar-me nestes dois outros espaços para conseguir neles postar algum comentário.

    Uma vêz efetivados, os comentários (na mesma linha que aqui faço) não foram liberados pelo CONJUR, sem qq ponderação de seus gestores – mesmo que reservadamente no meu e-mail. Que automaticamente começou a ser entupido por uma “enxurrada” de mensagens deles, que não me interessavam.

    O caminho era de mão inversa !!!

    Cancelei o cadastro CONJUR e elas terminaram. Acabei ficando só na arquibancada dos meros expectadores. Até o cadastro na folha pareceu-me mais amigável, embora nada tenha lá comentado.

    Entrementes FRED creio que os dias de plena liberdade aqui também estejam próximos do fim.

    É que durante este mês de outubro, tive o acesso ao BLOG, impedido algumas poucas vezes, por conta de uma falta de cadastro (sob o pretexto de ter havido mais de 20 acessos – ???) e várias vezes deixei de comentar em razão da mesma exigência.

    Não é para ficar acessando diariamente, então?

    Na verdade, estou arriscando este comentário de agora, sem saber se tal condicionante dará ou não o seu “ar da graça”. Se der, paciência.

    Faço votos que continue e em 2017, comemoremos a primeira década. Se tudo não parar no 21.12 ou no “breque FSP”.

  2. Caro jornalista, permita-me parabenizá-lo pelo natalício do blog e ao mesmo tempo pela excelente produção jornalística, de qualidade e relevância, que realça de forma significativa o jornalismo-referência, onde se situam os grandes nomes e as grandes histórias.

  3. Parabéns Fred! O blog não é isento, mas sim claramente a favor de uma maior transparência no Judiciário. A existência do blog mostra que, não só é possível fazer jornalismo sobre o Judiciário, mas contribuir para sua transformação. A refinada competência do Fred é a bússola apontada nessa direção.

  4. Caro Fred,

    parabéns pelo Blog.

    Como Magistrado, ex-Defensor Público/SP e ex-serventuário da Justiça/TJSP, posso dizer que aprecio muito este espaço destinado às reflexões a respeito de temas ligados à Justiça.

    Sucesso!

  5. Caro Fred,
    Parabéns pelos resultados. Em que pese atualmente quase não postar comentários, continuo acompanhando suas publicações.
    Sei que o silêncio dos leitores acaba dificultando o trabalho do jornalista, as colaborações podem eventualmente ajudar num norte.
    Abraço.

  6. Caro Fred (modo pelo qual sempre encaminhei sugestões de pauta), a assessoria de imprensa da Amapar parabeniza o blog, principalmente pelo tratamento politizado dado ao Poder Judiciário, um poder político e midiático, cada vez mais.

  7. Parabéns, Fred. Sou frequentador assíduo desse espaço democrático, que já faz parte do cotidiano de quem se interessa pelos assuntos inerentes ao Direito. Que este espaço permaneça aberto por muitos e muitos anos.

  8. Caro, Fred.
    Como estudante de direito do estado de Santa Catarina, tenho grande apreço por este profícuo canal de notícias. Reconhecendo a excelência do profissional que é, lhe envio a presente mensagem de agradecimento, certo de que é o primeiro quinquêneo. Outros avisinham-se!
    Alegre abraço.

  9. Prezado Fred,

    Parabens pelo niver do blog. Acho que te fiz Cia em pelo ao menos 4 ( quatro ) desses cincos anos bem de blog. Seu blog é o porta-voz da comunidade juridica, especialmente aqueles mais atenados com os problemas do Poder Judiciário. Obrigado, meu prezado amigo, acho que já posso te chamar assim.

  10. Jovem FRED, é um prazer ler seu Blog, diariamente, não imagina a falta que ele faz quando estas de férias.
    Ainda bem que não és membro do MP, Judiciário, nem Político, assim goza de férias longas…rss
    abraços

  11. O Brasil precisa de jornalistas de sua qualidade intelectual, independência, propositivo e investigativo. Sou juiz na Paraíba e diariamente acesso a seu sítio. A sua visão crítica tem contribuído com a luta pela tranparência no Poder Judiciário Nacional. Parabéns! Vida longa.

  12. Registro aqui os meus parabéns ao editor pela brilhante condução do blog, que sem sombra de dúvida faz a melhor cobertura nesta área. Abs.

  13. Bom dia Fred. Cumprimento-o, também, pelos serviços prestados à comunidade brasileira de forma honrada e responsável.

Comments are closed.