Novas peças no xadrez do mensalão tucano
À medida que o chamado mensalão petista avança para a fase final de definição das penas dos réus condenados, surgem novas movimentações de peças do chamado mensalão tucano, suposto esquema de caixa dois com recursos públicos na campanha de reeleição em 1998 do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, do PSDB.
Nilton Monteiro, que ficou conhecido em 2005 como lobista do valerioduto tucano, requereu no Supremo Tribunal Federal a admissão como assistente do Ministério Público em inquérito que também envolve, entre outros, além Azeredo, hoje deputado federal, o senador Clésio Andrade (vice de Azeredo à época dos fatos) e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, coordenador da campanha.(*)
Monteiro foi preso em 2011, acusado de extorquir empresários e políticos e de forjar documentos. Em 2005, entregou à Polícia Federal registro de supostos financiamentos ilegais da campanha eleitoral em 2002 a 156 políticos.
O lobista requereu agora ao STF a juntada de onze volumes de documentos.
O relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa, abriu vista ao Procurador Geral da República.
(*)Inq. 3530
Impressionante como um jornalista sério como Frederico Vasconcelos compra uma versão como esta. O cara que ele cita como fonte, o tal Nilton Monteiro, é um estelionatário condenado pela Justiça, figura sem qualquer credibilidade na Justiça e na imprensa. Como é de fora de Minas Gerais, o jornalista encampa a história que ele deve ter lido em algum lugar, e sai republicando por aí. O jornalismo morreu e esqueceram de enterrar.
Caro Carlos, não se trata de comprar nenhuma versão. Os pedidos estão protocolados no inquérito no STF. São fatos. O leitor deveria ter tomado o cuidado de conferir a informação, pois o número do inquérito está no post. Abs. Fred
Marcos Valério não é nenhum santo e os tucanos estão todos acreditando nele. O mensalão do DEM só foi descoberto no DF por causa de alguém sem muitos atributos éticos. Não é a reputação do denunciante que condena, mas sim a apuração dos fatos e o eventual julgamento.
Lendo a imprensa já se nota o viés ideológico e partidário. Quando é do PT é mensaleiro, quando é do PSDB é suposto envolvido em esquema de caixa dois. Que beleza!
No mensalão tucano se realmente apurarem, muitos hoje que se dizem “honestos”, deixarão as máscaras cairem.
Por que será que o Supremo também não apura a “Privataria Tucana”?
Só gostaria de saber o porque do Mensalão Tucano ser chamado de financiamento de Campanha e o do PT o Ministro Joaquim Barbosa, não aceitou a tese de “financiamento de campanha” e sim compra de votos para aprovar projetos?. Também gostaria de saber o porque, na compra de votos da releição de FHC o Supremo não quis apurar nada… Se tivesse apurado na época, talvez hoje não existia o Mensalão do PT
Gostaria que essas pessoas que comentam sobre corrupção no Brasil,elas cobrassem também sobre a privataria tucana e o mensalão do psdb.quem é contra a corrupção tem que ser imparcial.
Qual no conceito de mensalão? O STF afirmou que foi compra de voto parlamentar feita pelo executivo.Mas então, o mensalão tucano foi o que?
A história vai moistrar que ambos foram crime de caixa dois.
Assim, no caso do PT o STF fez julgamento político. Quem viver verá.
Gostaria de ter noticias que o STF, irá se comportar da mesma maneira que se comportou na apuração e condenação do mensalão do pt, e utilizassem das masmas regras para apurar o mensalão do PSDB. sugiro tamém que o senhor procurador da república, apresentasse denúncias ao STF, como assim o fez com o mensalão do pt. NOS BRASILEIROS ESTAMOS DE OLHO?
Por que “suposto esquema de caixa dois”? Acho que deve ser usada a mesma jurisprudência da AP 470, já que o sistema seria o mesmo, segundo se vê no noticiário, aliás sempre muito tímido sobre a AP 536.
Que tudo seja devidamente esclarecido. Queremos também, que se investigue a relação de Lula da Silva, com o mensalão do PT. Quem tiver culpa, deve pagar na forma da lei.
A matéria está focada nos tucanos e em momento algum diz respeito ao nosso Grande Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acredito que os tucanos devem começar a ficar preocupados pq o circulo está se fechando e o sr. Marcos Valério começou a abrir o bico sobre o pai de todos os mensalões, o mensalão tucano! Agora, realmente concordo “quem tiver culpa, deve pagar na forma da lei”.
Matéria ficou pequena e vaga!faltou relatar se os citados tucanos e ex-tucanos e assemelhados estão preocupados com o STF..!
Mensalão Tucano , mensalão Petista…não importa cor, partido, religião, penso que nos cidadãos devemos é nos unir contra quaisquer mensalão e esquecer ideologias, lutas de classes e essas bobagens . Cadeia neles!
Sera que dessa vez os TUCANOS vão mesmo ser julgados? Gostaria muito que a justiça fosse feita. e todos os Politicos corruptos fossem condenados.
O mensalão dos Tucanos está engavetado a mais de 10 anos, e o mensalão do PT foi julgado antes e na véspera das eleições. Será que as elites estão com medo do PT ficar no poder por 100 anos, como aconteceu com o PRI mexicano.
sua afirmação é mentira, o mensalão tucano só foi descoberto depois de ter sido descoberto o mensalão petista e, por isso, será julgado na sequencia do petista
Não são as elites não. Está na cara que eles já fizeram tudo o que não podiam e continuam a fazer tudo o que podem para se manter no poder.