Barbosa deverá eliminar herança de Peluso

Frederico Vasconcelos

Contra o excesso de sigilo, processos terão o nome completo de investigados

Reportagem de Carolina Brígido, em “O Globo” nesta quinta-feira (15/11), revela que uma das primeiras providências do ministro Joaquim Barbosa, quando assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, será derrubar a regra pela qual o sistema de busca do tribunal exibe apenas as iniciais dos investigados em processos, mesmo que não tenha sido decretado segredo de justiça no caso específico.

Trata-se de uma herança da gestão de Cezar Peluso.

No período, vale lembrar, a prática não foi mantida pelo ministro Celso de Mello, defensor da transparência, em dois processos dos quais foi relator. Graças a essa preferência, tiveram seus nomes por extenso nas capas de processos os ministros do Superior Tribunal de Justiça Ari Pargendler (alvo da Petição 4848, sobre suposto assédio moral a um estagiário) e Eliana Calmon (a quem o ex-presidente da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos, acusou de crime contra a honra no Inquérito 3209, extinto por Celso de Mello).

Comentários

  1. Eu acho que alei tem que ser pra todos pobre rico o ministro joaquim barbosa esta mais do que certo porque segredo de justiça o povo tem que saber voce esta de parabens eu comfio muito em voce nos precisamos de pessoas como voce

  2. Passamos por árduos dias, mas se percebe que o país está no caminho certo, que venham as mudançass necessárias e que dê transparência a coisa pública. A presidência da corte maior sobre a tutela do Douto Sr. Joaquim Barbosa vem de maneira salutar mostrar que o país está em franca mudança, e que caminha em passos largos para se tornar um país mais justo e igualaitário. que faça o mais louvável trabalho á frente da corte suprema MM Joaquim Barbosa!

  3. Infelizmente, pela nossa história, ainda precisamos de salvadores da Pátria, já que a maciça população brasileira ainda suspira por eles. Haja vista a eleição em Sampa. O povinho ainda credita em anedotas tipo homem novo.
    Quanto ao STF já é hora dos ministros acordarem mesmo.
    A postura do Celso de Mello, Joaquim Barbosa e do Fux é inspiração para que lideranças emerjam nos outros poderes, principalmente na sociedade, em larga escala.
    Que o Barbosa consiga mesmo desenvolver sua visão de mundo naquele lugar.

  4. Nobre Ministro Joaquim Barbosa, V.Exa., mostrou porque faz parte da corte do STF, alguns de seus pares, talvez nunca tiveram a sua coragem de mostrar algns atos ou fatos, a nação Brasileira, pois bem, siga na sua linha de pensamento e tenha certeza, grande parte dos brasileiros, estão aplaudindo suas decisões nessa casa de justiça.

    1. O Supremo Tribunal Federal é um órgão colegiado. Isso significa dizer que as decisões mais importantes, mesmo em matéria administrativa, devem ser tomadas pela maioria. Andaria bem o Ministro se, ao invés de atuar midiaticamente declarando decisões unilaterais, submete-se a matéria ao colegiado.

  5. Supor que o ministro consiga exercer tais poderes é sonho sonhado, apenas.
    Neste universo corporativo transnacional os poderes, podres poderes, estão todos cooptados.
    Sobrarão apenas os “execrados” na luta das raposas felpudas, ônus das guerras pelo poder e dominação.
    Pontas de “icebergs” de cujos reais volumes jamais a sociedade tomará conhecimento.
    Quase nada é o que parece ser.

  6. -“Numa sociedade enfraquecida ,qualquer mal encontra terreno profícuo”.Esse é o perigo dos nossos dias. Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa: contarmos com esse a jogar luz nas sombras que nos fecham os dias, um alento. Guardião dos Direitos.

  7. Essa iniciativa do ministro Joaquim Barbosa condiz muito mais com o momento de transparência pelo qual estamos passando. De fato, não porque porque esconder que este ou aquele juiz, ou quem quer que seja, esteja respondendo a processo ou em vias de.
    Mas é extremamente importante também que nos registros sobre a existência do processo fique constando o resultado final, pois há promotores levianos que divulgam o oferecimento da denúncia e depois escondem os atos sequenciais.

  8. Externar pensamentos é um direito de todos, mas que tal cuidar de nossa língua pátria com o devido zelo?

  9. Sem dúvida nenhuma o Ministro Joaquim Barbosa tem absoluta razão em seu posicionamento, eis que um cidadão normal, quando é processado, dependendo do tipo de acusação, até que se prove ao contrário, seu nome e moral são jogados no lixo. Portanto tal regra deve-se aplicar a todos os brasileiros, não importando seu cargo ou posição social.

  10. olha que dez da antiga velha grecia que ja existiapessoas com cêde de justiça porque não falar de aristotelle que pregava a palavra vergonha cinto que temos muito que rezar para deus para dar muitos anos de vida a êsse nosso ministro JOAQUIM BARBOSA e que deus a ós proteja da maldade dos inimigos e vamos lá brasil juntos com JOAQUIM BARBOSA AXÈ

  11. prezados senhores

    GRAÇAS A DEUS , TER UM HOMEM COM ATITUDES DE MORAL ILIBADA O JUIZ JOAQUIM BAR5BOSA, DEUS PROTEGERA A MISSÃO DE SERES HJUMANO COMO O DO JUIZ JOAQUIM BARBOSA.
    PARABÉNS BRASIL…

    ALIPIO

  12. Minha esperanca esta no sentido de moralizacäo e da justica, parar de dar moral a bandidos. bandido tem que ser tratado como tal. por isso parabenizo o ministro joaquim Barboza. e espero que ele ponha em pauta de julgamento a ADPF-158. que esta emperrada a muitos anos por conta de intervencäo da UNIÄO.

  13. Em caso de aprovação. Como vai ficar os homônimos. Quem vai indenizar os inocentes que possuem o mesmo nome? Para Refletir…

  14. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça deveriam ser o espelho, para todo cidadão brasileiro. Entretanto como poderemos nos espelhar nesses pessoal, pois, usam de um corporativismo em benefício próprio da entidade que representam. Alguns com um rabo de palha, que vai de Brasilia ao Para, mas gostam de tocar fogo no rabo dos outros.

  15. E por falar em ministros do STJ, será que um dia o Ari Pargendler e o Paulo Medina serão julgados? Eita corporativismo danado! E ainda querem que a população apoie seus pleitos por melhores vencimentos!

    1. Bem lembrado! Esse pessoal “joga” com o esquecimento… Acorda, Supremo! Nem só de mensaleiros padece a Nação.

  16. Peluso deixou várias heranças malditas, no STF . Ele queria e desejava derrubar de todas as formas o CNJ, junto com LAWANDOVSK. Joaqui Barbos terá um grande trabalho a fazer em prol da sociedade, que sustenta ele e os demais membros do STF. Como dizem no meu norte de minas ” o bambum vai gemer”.

Comments are closed.