Joaquim Barbosa no comando do STF e do CNJ

Frederico Vasconcelos

O Blog propõe aos leitores uma nova questão para a série “Entrevistas Coletivas“:

– O que espera da gestão do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça?

Comentários e textos selecionados, com a identificação dos autores, poderão ser publicados depois como post no Blog.

Comentários

  1. Acredito que a gestão do ministro Joaquim Barbosa – tanto no STF quanto no CNJ – será marcada não só pelo viez histórico-institucional, mas também por um peculiar modo próprio de conduzir o Poder Judiciário, revelado no caráter forte do ministro. A esperança que tenho é que o ministro Joaquim Barbosa mantenha a coragem e o acinte de agora para enfrentar os descalabros que insistem em aparecer no Judiciário brasileiro. Por outro lado, torço para que o ministro possa encontrar tranquilidade para conduzir o STF e o CNJ, sob pena de sua gestão ficar marcada, também, pela intransigência.

  2. Se o Poder judiciário, é constitucionalmente um poder independente na republica.
    porque seu o ministro do STF tem que ser indicação da presidencia da rebpublica e aprovado pelo congresso.
    Não seria mais logico esse ministro ser escolhido dentro do judiciário?

  3. EXMO.SR.MINISTRO JOAQUIM BARBOSA,SOU ADMIRADORA DA SUA HISTÓRIA DE VIDA E DA SUA VIDA PROFISSIONAL.UM EXEMPLO DE VIDA,HONESTIDADE,PERSISTÊNCIA,COMPROMETIMENTO E MTA FORÇA DE VONTADE. PARABÉNS E QUE O SUCESSO SEJA UMA CONTANTE NO SEU DIA A DIA. ACONSELHO QUE AS PESSOAS CONHEÇAM A BIOGRAFIA DE JOAQUIM BARBOSA.

  4. DESEJO QUE O O TRABALHO DO EXMO.MINISTRO JOAQUIM BRARBOSA SEJA COROADO DE MUITO SUCESSO E FELICIDADES!! E QUE A HISTÓRIA DELE SEJA EXEMPLO PARA O BRASIL E PRINCIPALMENTE PARA OS BRASILEIROS.

  5. Precisamos de pessoas honestas e competentes como o Ministro Barbosa em todos os principais postos, não só no Judiciário, mas também no Executivo e no Legislativo. O Brasil tem que se livrar desses parasitas, corruptos e bandidos que infestam os 3 Poderes.

  6. Espero do Ministro Joaquim Barbosa que exerça a presidência do STF com a lucidez, ponderação e espírito necessários para fazer fluir as decisões colegiadas do STF.

  7. O que espero: que ele realize uma reforma administrativa do judiciário, que sob força de lei reduza os cargos em comissão e funções de confiança ao estritamente necessário.

  8. Fred, torço para que o Joaquim Barbosa presidente seja o mesmo Jaquim Barbosa de sempre, sem medo, sem hipocrisia, avesso a demagogia ele não precisa nada de espetacular para ser um grande presidente do STF, assim como o Aires Brito, ele fará uma presidencia pautada pela ética, transparencia, e que de fato, apresente ao congresso nacional emfim, o projeto da nova LOMAM, isso sim vai ajudar em muito o pais a desburocratizar e tirar o Poder Judiciário do atraso total e colocar esse poder de acordo com a Carta de 1988.

  9. Boa tarde, Joaquim Barbosa, se todos os politicos tivecem a mesma honradez do sr.
    o brasil seria o mais rico pais do mundo, porque não ia haver corrupição neste pais , e o povo viveria muito melhor, EXL. JOAQUIM, POR FAVOR COLOQUE PARA VOTAÇÃO A INCONSTITUCIONALIDADE DO FATOR PREVIDENCIARIO QUE ESTA MATANDO QUEM SE APOSENTOU E QUEM VAI SE APOSENTAR, ELE É UM CRIME QUE FOI IMPLANTADO PELO FHC, E O LULA E A DILMA QUE SE DIZ DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO QUEREM ACABAR, !

  10. Espero que o STF seja administrativamente comandado por um Ministro que não tenha MEDO da Presidente da República… Peluzzo e Britto não ousaram dizer nada além de “sim senhora” a Dilma. Ou o Judiciário tem e exerce sua autonomia administrativa, ou fica apena com o sempre e sempre exigível rigor nos julgamentos que a mídia exibe.

  11. É difícil dizer como será a passagem do Ministro Joaquim Barbosa pela Presidência do STF porque sequer temos unanimidade quanto a sua atuação como Ministro. Sob meu ponto de vista, Joaquim Barbosa não é nada mais nada menos do que um grande marketeiro, que diante da aclamação popular e da condição de relator da ação do Mensalão firmou uma postura de “salvador da Nação” que supostamente está sendo impedido pelos demais de aplicar o rigor da lei. Como disse o Ministro Marco Aurélio, com todas as letras (“não admito que Vossa Excelência suponha que todos aqui sejam salafrários e só Vossa Excelência seja uma vestal.”) o Ministro criou uma imagem de que todos no STF são desonestos e só ele é o justo, e assim ganhou a confiança das massas. Vê-se a todo tempo, nas redes sociais e em e-mails, apoio incondicional ao Ministro, alçado à condição de Super-Homem da Nação Tupiniquim. Assim, creio que no exercício da Presidência veremos o mesmo fenômeno. Para muitos, ainda que Joaquim Barbosa institua a “lei do chicote” (chicoteando os Ministros que dele discordam) será aclamado, enquanto que outros verão em sua atuação apenas marketing.

  12. Não sei qual a polêmica e o porquê da pergunta. Joaquim Barbosa não precisa provar nada a ninguém. Com certeza será um dos melhores presidentes do STF. Não tem como errar. Quem tem medo do Joaquim Barbosa? Ele não é o lobo mau….só para os desonestos.

  13. Que o futuro Presidente do STF mantenha-se avesso à hipocrisia dos rituais daquela Corte.
    Que seu exemplo de objetividade nos julgamentos seja também seguido.
    Discursos sobre artigos de jornais, ou sobre como se dispunha a respeito das questões em julgamento, nas antigas ordenações, devem ser abolidos.Se todos forem objetivos, os acórdãos poderão ser publicados com maior rapidez e a sua execução pode vir a ser uma realidade próxima.

  14. E impressionante como o brasileiro sempre procura alguém que seja honesto por ele. A culpa pela baderna e corrupção nunca e nossa. Veja-se o caso do alcoólatra que bebe três vezes por semana e critica aquele que bebe todos os dias. Se continuarmos a tolerar pequenos delitos e a botar a culpa nos outros isto vai virar um inferno!

  15. Intolerância como estratégia de intimidação política, já que o STF é um tribunal político.
    Nada de etiquetas…

  16. Não há tortura aceitável. Roga-se destarte e ao novo Presidente do Egrégio do STF, Ministro Joaquim Barbosa cumpra com zelo, dedicação, pertinácia e denodo e com absoluta independência moral, os elevados objetivos norteadores de sua criação e que Vossa Excelência tão logo assuma a Presidência do STF, volte atrás da decisão relativa ao RE 603.583, rumo a abolir a escravidão contemporânea da OAB, ou seja que O PRÓXIMO RECUO do STF, em respeito à Constituição Federal e ao direito ao trabalho insculpido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seja o banimento do nosso ordenamento jurídico do pernicioso, nefasto caça-níqueis Exame de Ordem,até porque o referido Exame perdeu a credibilidade depois de dois braços direitos a OAB, então Senadores Demóstenes Torres e Marconi Perillo, terem rejeitados a PEC nº 01/2010 e o PLS 186/2006, que pretendiam banir essa excrescência e que na época do julgamento do RE 603.583, no Plenário do STF, o Presidente da OAB se utilizou desses fatos para sensibilizar os eminentes Ministros do STF, que por 11 X0 desproveu o RE 603.853 e que irresponsavelmente a mídia alardeou que o STF julgou o caça-níqueis Exame da OAB, constitucional, o qual vem gerando fome, desemprego (num país de desempregados) e doenças psicossociais, depressão síndrome do pânico e outras comorbirades diagnósticas (bullying social).

    Tal recuo vai de encontro a vários dispositivos da Constituição Federal, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como o apelo da sociedade, haja vista que acordo com pesquisa realizada pela Agência Senado em junho de 2010, fim do famigerado Exame de Ordem, conta com o apoio de 94,32% dos internautas contra 5,68%. A Voz do Povo é a voz de Deus.

    VASCO VASCONCELOS
    Analista, Escritor e Jurista
    BRASÍLIA-DF

  17. Espero que o ministro corrija o vício de origem desse julgamento, revendo de forma clara a maneira como foi colocado o mensalão do PSDB. Se o mensalão petista foi julgado pelo supremo, porque o mensalão do PSDB mereceu o desmembramento, defendido inclusive pelo ministro Joaquim. Será que nosso batman é a contraface de um curinga partidário?

    1. Bravo Sr. Joseph Nair…
      Boas lembranças…Lamento que não esteve o Exmo SR. Dr Juiz Joaquim Barbosa na chefia do STJ
      nos casos antigos onde as resoluções não são plausíveis com a opinião de boa parte do povo brasileiro…alguns casos nem mais ouvimos falar…

  18. O Dr. Joaquim Barbosa foi, para os petistas, a ‘ovelha negra’, que, premiado com a entrada pelas portas dos fundos do STF, a exemplo de Tofoli, acabou decepcionando-os.
    Já que se tornou, pelo menos para a mídia, o baluarte da honestidade, moralidade e ética, talvez ele promova uma campanha para acabar em definitivo com esta excrescência no Poder Judiciário ?
    STF só para concursado e de carreira. Não é uma solução definitiva, mas evita paraquedistas.
    Temos que sair do Brasil de 1808.

  19. 18/11/12 – Senhores.
    Há um princípio que diz: Quem executa, não faz Leis e nem Julga; Quem faz Leis, não executa e nem julga; Quem julga não faz leis e nem executa. Simples não? Política é com o Legislativo, fiscalizr o governo e elaborar Leis é a essência do mesmo, mas se tornou um apêndice do Executivo, uma anomalia na Democracia, obediente, servil ao mesmo. O artificio fisiológico de que o Presidente da República precisa ter maioria no Legislativo revela a incapacidade de governar, pois o bem do País está acima de questiúnculas interesseiras, pessoais dos politicos. Tomara que o Ministro Barbosa pôe o STF acima disto, que seja a JUSTIÇA que todos os brasileiros anseiam.

  20. Espero que com o eminente ministro Joaquim Barbosa,poderemos sim virar a página da impunidade nesse pais,onde cadeia sempre foi feita para negros,mulatos e brancos pobres.O seu jeito enérgico é sim necessário para a moralização,e á partir de então começaremos á por o pé no primeiro mundo.

Comments are closed.