Empresas patrocinam Congresso da AMB

Frederico Vasconcelos

Reportagem de Aguirre Talento, na edição da Folha neste domingo (25/11), revela que a Norte Energia, empresa responsável pela usina de Belo Monte (PA) e que responde na Justiça a ao menos 15 ações movidas pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública, foi uma das patrocinadoras do “XXI Congresso Brasileiro de Magistrados”, realizado em Belém na semana passada.

Segundo a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), 16 patrocinadores pagaram cotas de cerca de R$ 50 mil. Além da Norte Energia, houve apoio de bancos, empresas da área de energia e confederações patronais.

A Norte Energia, responsável pela futura operação de Belo Monte, é composta por empresas públicas, como a Eletrobras, e privadas, como a Vale.

Participaram do evento 1.500 magistrados. A abertura teve show da cantora Fafá de Belém e, para o encerramento, estava prevista a banda Jota Quest.

A Norte Energia afirmou que o patrocínio a eventos é “uma prática da empresa, uma vez que entende a importância de integrar fóruns que contribuam para o debate sobre Belo Monte”.

O presidente da AMB, Nelson Calandra, afirma que não há conflito ético no apoio das empresas. “Isso não compromete a imparcialidade. As empresas não patrocinaram porque querem ser beneficiadas. É um espaço publicitário e elas resolvem colaborar para ganhar exposição de mídia”, diz o presidente da AMB.

Comentários

  1. Enquanto isso, o corintians ganha um caminhão de dinheiro da Caixa Economica….e o problema são os juízes !!!

  2. Nenhum juiz vai se vender por causa de patrocinio em congresso ! E os médicos e o patrocinio de empresas de medicamentos e laboratorios ? E os advogados, o congresso da OAB tbem foi patrocinado ! Só juiz não pode, e vai fazer congresso com que dinheiro ? Daí não tem congresso, ninguem se atualiza, e a sociedade vai reclamar do mesmo jeito…só que continua votando no tiririca e no Maluf…VIVA !!!!

    1. Estão se atualizando bem nas músicas de Fafá de Belém e Jota Quest… Que proveitoso desenvolvimento intelectual…

      1. Juiz não pode nem se divertir…mas na posse do Joaquim Barbosa teve show de MPT, o hino foi tocado por bandolin…vamos então proibir show em congresso com patrocinio, pronto, resolvido o problema do mundo !

  3. Esta prática é antiga.Se não há conflito ético, há tambem a dizer que não há conflito moral. Convém metrificar os conceitos, os valores e as condutas. Não posso acreditar que não há tráfico de interesses quando ações trabalhistas tramitam a quinze anos sem solução e seus agentes em confraria tomam Shamdon e os Aposentados do Banespa amargam na espera de ver seus direitos sobejamentos garantidos por Leis, Estatutos Regulamentos , Etc., frutos de uma privatização caracterizada como esbulho voluntário dos encapusados de poder, que por razões inconfessáveis editaram Leis, Medidas Provisórias e outros atos de forma marginal a ética e a moral que foram abonados pelas ordenações jurídicas para tornar legal atos espúrios. Se retratarmos ao passado nada fere a ética aculturada de valores voláteis , nada fere a promiscuidade, mas fere a dignidade não só daqueles que pactuam, mas dos que são vítimas e se aportam nos porões desta nau chamada Brasil.

  4. Parabéns Sr. Demonstrou conhecimento sobre o congresso, Demonstrou desconhecimento sobre o Poder Judiciário. De bom alvitre que deixasse expresso os seguintes itens: Qual o seu salário mensal. Quantos dias trabalha por semana, quantas horas por dia, se presta plantões aos finais de semana e noturnos sem nada receber, quais os valores das diárias que recebe quando se desloca do município onde reside, se lhe é proibido ter outra fonte de renda, se o imposto de renda lhe é retido pela fonte pagadora, se recebe algo que não esteja descrito no seu contra-cheque, se o seu ganho é disposto no portal da transparência. Após o sr. responder a todas perguntas de forma clara e atestada pelo seu empregador, quem sabe, alguém que tenha formação universitária, possa acreditar que seus argumentos sejam capazes de macular a honra de qualquer juiz. A propósito, interprete os discursos de Joaquim Barbosa e Luiz Fux, na posse do primeiro. Se ainda lhe faltar algo para interpretar, responda para si mesmo, onde está a diferença entre: Liberdade de imprensa e imprensa livre, consultando sua consciência se todos os artigos que escreveu na vida foram publicados ou não. Escreva sobre a sua profissão e após compare ambas, espero que colha bons frutos e ótimos aprendizados, continua criticando os magistrados e o poder judiciário, quiça sua última trincheira seja o Poder Judiciário e, um Juiz lhe possa proferir uma decisão favorável contra seu adversário, reconhecendo por fim a grandeza do cargo.

Comments are closed.