Evolução da mediação judicial é tema de livro
A juíza Valeria Ferioli Lagrasta Luchiari lançará nesta quarta-feira (5/12), em São Paulo, o livro “Mediação Judicial – Análise da realidade brasileira – Origem e Evolução até a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça”. (*)
A obra integra a coleção ADRs da Editora Forense, coordenada pelos professores Ada Pellegrini Grinover e Kazuo Watanabe.
A autora foi responsável pela implantação do projeto piloto que deu origem aos Centros de Conciliação no judiciário paulista a partir de 2004.
Juíza de Direito da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí (SP), é Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura (2009) e formada em Mediação Judicial (“Mediation and the Judicial System”) pela Columbia University (2012).
Ela integrou o Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça e foi uma das redatoras da resolução 125/2010 do CNJ que criou a Política Nacional de Conciliação no Judiciário Brasileiro. Atualmente, é membro do Comitê Nacional de Cooperação Judiciária do CNJ.
(*) Serviço