IDDD discute resgate da cidadania no cárcere
O IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa preparou um vídeo institucional sobre o “Projeto Educação para a Cidadania no Cárcere” (*).
Entre 2010 e 2011, trinta advogados voluntários ministraram 160 horas-aula em três unidades prisionais de São Paulo, envolvendo 125 educandos homens e mulheres.
Nessas reuniões, são levadas informações sobre o processo penal e discutidos conceitos como a função social da pena, a prisão provisória, o resgate da cidadania para pessoas privadas de liberdade. Os educandos aprendem como funciona o Estado e participam de um debate crítico sobre seus direitos e a realidade do sistema prisional.
O vídeo traz depoimentos de vários presos sobre a importância da educação na prisão e a avaliação que eles fazem sobre as atividades desenvolvidas pelo IDDD.
“Uma das grandes angústias daquele que está privado de liberdade é a falta de informação”, diz a advogada Marina Dias, presidente do IDDD.
Hugo Leonardo e Isadora Fingermann são os diretores responsáveis do projeto, que tem consultoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, apoio da Secretaria da Administração Penitenciária do Governo de SP e financiamento da Open Society Foundations
Olá! Caros Comentaristas! E, Fred! O IDDD deveria se preocupar com a CIDADANIA no CÁRCERE, pois, em CÁRCERE estão todos os brasileiros. Subjugados por um congresso nacional medíocre, incompetente, irresponsável. O não reconhecer que descumpriram suas obrigações para com o BRASIL e agir imediatamente, ainda que: tenham férias suspensas, e votem o que é sua OBRIGAÇÃO e não fizeram, poderá elevar a inflação, reduzir o PIB de 2013 e travar o crescimento e desenvolvimento brasileiros. Parabéns ao STF – se quebras acontecerem em 2013, à responsabilidade – SERÁ, exclusivamente, do congresso nacional, deputados federais e senadores. Que trabalhem nas férias, como fazem os PRIVADOS, quando algo dá errado. Considero que o congresso nacional prevarica ao não cumprir suas obrigações com a nação brasileira e até poderá ser FECHADO e fechado pela sua completa INUTILIDADE. Essa instituição é uma desgraça e desgraça ao BRASIL! O ano 2013 será para todos os brasileiros e, brasileiras uma TRISTEZA. Vai ter desemprego, inflação e produção insuficiente. No futuro o eleitor e eleitora deverão se lembrar desse desastre, chamado congresso nacional. Acorda IDDD – O CÁRCERE e NO CÁRCERE seremos e estaremos TODOS NÓS! OPINIÃO!
E a angustia que eles causaram?????