CNJ vota balanço de 2012 nesta terça-feira

Frederico Vasconcelos

No ano passado, órgão puniu dez magistrados e afastou preventivamente seis

O Conselho Nacional de Justiça realizará sessão extraordinária na próxima terça-feira (29/1), quando será votado o relatório anual de 2012, a ser entregue ao Congresso Nacional.

Em 2012 foram realizadas 21 sessões de julgamento. Foram atuados 7.797 procedimentos, dos quais 6.539 concluídos.

No ano passado, o conselho editou 25 novas resoluções e recomendações. Puniu 10 magistrados, afastou preventivamente outros seis e abriu 11 procedimentos administrativos disciplinares.

Segundo informa a assessoria de imprensa do órgão, o CNJ desenvolveu em 2012 ações com vistas a maior transparência, eficiência e modernização das Cortes brasileiras. Pela primeira vez, coordenou a aprovação de uma meta nacional para acelerar a conclusão das ações judiciais relacionadas aos crimes de improbidade e corrupção.

Comentários

  1. A busca do CNJ pela qualificação dos magistrados reflete em números, tem muito que melhorar e aprimorar. O treinamento e qualificação no procedimento das decisões pelo juiz, que reflete na vida do cidadão é algo que a escola de aperfeiçoamento deve aprimorar. Resta saber quando que estes juízes que tomam posse na primeira entrância ou em estágio probatório vão ser mais equilibrados e de bom senso, na verdade mais profissionais. E os Tribunais para não desprestigiarem estão “apreendendo” convalidam na maioria, as decisões erradas, terminam prestando jurisdição ruim, que vai à conta de um judiciário atrasado. Terminam ainda os Tribunais estaduais, esforçando-se para não subirem recursos, ao STJ e STF, onde aí sim funciona a prestação de jurisdição de mais qualidade.

Comments are closed.