Tribunal concede medalha a Renan Calheiros
– Em “solenidade grandiosa”, Tribunal do DF distribui 150 medalhas
– Homenageados, Dilma, Joaquim e Temer não puderam comparecer
Na mesma semana em que um documento com 1,6 milhão de assinaturas pede o impeachment do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios concede ao parlamentar alagoano a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, “pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral”.
Renan recebeu o Grão Colar, “o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente”.
O senador não é citado no corpo da notícia divulgada pelo tribunal, mas seu nome está na lista dos 150 agraciados, anexada na publicação oficial.
A seguir, o Blog reproduz a notícia divulgada pelo TJDFT na sexta-feira:
Na noite dessa quarta-feira, 20/2, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio do Conselho Tutelar da Ordem do Mérito Judiciário, homenageou 150 personalidades com a mais alta distinção honorífica do TJDFT: a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal – OMJDFT.
A Solenidade grandiosa e concorrida, ocorreu no Centro de Convenções de Brasilia e foi prestigiada por muitas autoridades, amigos e familiares dos homenageados.
Entre os agraciados, estão senadores, deputados, presidentes e ministros de Tribunais superiores e estaduais, autoridades militares e eclesiásticas, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, jornalistas e servidores do TJDFT. Além desses, nove instituições públicas e privadas também foram homenageadas: a Secretaria de Segurança Pública do DF; o Comando Militar do Planalto; os Tribunais de Justiça de Minas Gerais, de Roraima e de Mato Grosso do Sul; as instituições de ensino superior Centro Universitário do DF e de Brasilia; além da Terracap e do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.
Também foram homenageados a Presidenta e o Vice-Presidente da República, Dilma Roussef e Milchel Temer, e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, que não puderam comparecer ao evento.
A Ordem do Mérito do TJDFT é concedida pelo Tribunal, por meio do Conselho Tutelar, formado por desembargadores da Casa. O Conselho é Presidido pelo Chanceler da Ordem, Presidente do Tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, e formado pelos Conselheiros da ordem, que são o 1º Vice-Presidente, desembargador Sérgio Bitencourt; o 2º Vice-Presidente, desembargador Lecir Manoel da Luz; o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Dácio Vieira; e pelos desembargadores mais antigos da Corte, Otávio Augusto Barbosa e Getúlio Vargas de Moraes Oliveira.
Os agraciados receberam as comendas nos diferentes graus: Grão Colar, o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente ao pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser agraciados com a Insígnia da Ordem os Estabelecimentos de Ensino, as Instituições Jurídicas Civis e Militares, representados por suas bandeiras ou estandartes, nacionais ou estrangeiras, por ações que as credenciem a esse preito de reconhecimento e gratidão.
A OMJDFT foi instituída pelo Tribunal, em 13 de setembro de 1999, pela Resolução nº 10, para agraciar e homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral. A solenidade de ontem foi a 8ª entrega de comendas realizada pelo TJDFT. Os agraciados são indicados pelos Desembargadores do TJDFT, Juízes, Diretores dos Fóruns e o Secretário-Geral do TJDFT, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.
Estes juizes (Desembargadores) do DF perderam a a vergonha (*junto com o Renan) e o juizo !!!!!!
Tá de brincadeira né!? Continuam zombando da nossa cara. Mas ele não perde por espera, o povo não aguenta mais essa calhordice. FORA RENAN!
“RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À JUSTIÇA…”??? Onde??
Fico me perguntando o que esses políticos têm na cabeça.
O Brasil é onde não existem políticos, e sim politiqueiros que fazem politicagem ao invés de política.
Justiça aqui não existe, e pelo visto jamais existirá.
Aprendam a votar nulo brasileiros, não adianta você ficarem tolamente digitando desabafos! Votem nulo de agora em diante! Voto é uma utopia!
Cadê o respeito pelo povo? Não existe, nunca existiu e nem vai existir jamais. Isso é uma verdadeira vergonha Nacional. Este País só pune mesmo os coitados ladrões de galinha que rouba pra alimentar os filhos. Os altos bandidos, continuam todos à solta por aí. Eita brasil(minúsculo) desigual, cujo povo paga impostos caríssimos e só leva tapa na cara.
Este é realmente um país da impunidade em que um politico corrupto ganha medalha
Que Vergonha Meu Deus!
Enquanto mais de 1,6 milhão pedem que se estirpe este câncer do senado, ele é condecorado pelo tribunal de justiça por serviço prestado…E Brasil…….
Só uma palavra descreve o que estou sentindo agora… INDIGNAÇÃO!!!!
Estou lendo sem acreditar em tal barbaridade. Saudades dos generais do Brasil “Ame-o ou deixe-o”.
Trata-se, evidentemente, de mais uma brincadeira! Outras medalhas virão.
SEM COMENTÁRIOS….
Pela primeira vez, sinto vergonha de ser brasileira….
Obrigada pelo espaço
Obrigado ao Tribunal do DF por me fazer sentir cada vez mais humilhado e palhaço neste país tão mau tratado.
ACORDA BRASIL!
1,6 milhão de assinaturas pede o impeachment dese sujeito asqueroso e ele ainda ganha medalha que congresso lixo é um verdadeiro circo com a cara do povo
este é o caricato da nossa “jus-tissa”
E agora? Onde estão os magistrados que adoram escrever neste blog que o judiciário é um poder injustiçado, que há um complô da mídia para desmoralizá-lo? Por que estão tão caladinhos? Ainda não li nenhum comentário desses senhores a respeito desta matéria.
Renan Calheiros… relevantes serviços à cultura jurídica em geral?????????? Como? Quando? O que? É o mesmo que dar diploma de astrofísico ao Walter Mercado… De Gaulle, afinal, não estava errado…
O povo brasileiro tem vergonha do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DF. Coitados dos medíocres que dão distinção ao cidadão que os brasileiros reprovam: Renan Calheiros.
Pois eu tenho vergonha é do judiciário do Brasil todo. E o pior é que sou obrigado a sustentar esse poder.
É verdade Orlando. Aqui do sul, manifestamos nosso repudio a esse Tribunal de “justiça” (???,que justiça??) VERGONHA ! VERGONHA VERGONHA!!!!!
Uma questão importante é saber quanto custa a confecção de cada medalha dessa mais a cerimônia de entrega. Juro que não entendo essa distribuição de medalhas por qualquer orgão público com o nosso dinheiro. Medalha mereço eu por pagar os impostos em dia!
O Judiciário é um poder com características ditatoriais. A cúpula, formada pelos desembargadores, pouco se importa com os juízes ou cidadãos, todos seres de quinta classe.
Claro que juízes se tornam desembargadores, mas, além do vergonhoso quinto constitucional (vide Luis Fux tentando nomear sua filha, uma advogada de 31 anos, desembargadora do TJRJ!), há, também, uma “seleção natural” para os cargos de cúpula através das honestíssimas promoções.
Se houvesse ELEIÇÕES DIRETAS para as Presidências dos Tribunais, com todos os juízes votando, o tribunais sofreriam as maiores reformas éticas, morais e administrativas das suas histórias, mas, para isto, gente como Renan Calheiros, Ministros nomeados pelo Presidente da República e sabatinados pelo próprios Senadores teriam que concordar….
Este conhecidíssimo círculo vicioso do poder que se auto-protege impera há na nossa política, e simplesmente não se sabe se e quando será rompido.
Tenho dó da nova geração de Brasileiros.O que eles vão encontrar pela frente,se o pais já está nesta situação.
bricadeira de mal gosto do Tribunal!! Renan Calheiros, quais serviços que o credenciam?? emissào de notas frias, falsa ideoogia, corrupção???
Se fosse uma homenagem prestada pelo Ministério Público, ainda provocaria alguma surpresa… Mais uma vez vem a vontade de dizer que membros do Judiciário e do Legislativo são farinha do mesmo saco, não obstante as honrosas exceções.
De repente, verifica-se que o Senador Renan Calheiros seja mais sério e mais ético do que eles.
O que me espanta é ototal silêncio da mídia brasileira, diante de um fato como esse, a entrega de comendas a determinados políticos,cuja atuação contrasta com o teor da homenagem feita.
Em se tratando dos poderes constituídos, nunca se sabe de onde virá mais um escárnio sobre os brasileiros. Talvez o senador esteja mesmo sendo agraciado por sua competência em se manter acima dessa justiça (?) que o condecora. Pobre Brasil, enquanto houver otários os espertalhões vão se arrumando!
Nada mais o que se esperar…Justiça sò para os tres P …
Depois dessa, fica uma pergunt, que teve essa idéia? Perderam completamente o juizo.
Uma vergonha a nossa justiça!!!
Este é um verdadeiro acinte ao povo brasileiro! Um desrespeito total! Absurdo! Imagine, uma comenda para Renan quando TODO o PAíS está indignado com a eleição dele para presidente do Senado!
concordo plenamente comendas pela corrupcao quanto mais corrupto melhor …quero ver quem vai votar ns proximas eleicoes…. pessoas honestas e coretas com certeza no votarao nestes politicos corruptos …mas sempre tem os cegos uem tem vergonha na cara nao vota mis