Tribunal concede medalha a Renan Calheiros

Frederico Vasconcelos

– Em “solenidade grandiosa”, Tribunal do DF distribui 150 medalhas

 – Homenageados, Dilma, Joaquim e Temer não puderam comparecer

Na mesma semana em que um documento com 1,6 milhão de assinaturas pede o impeachment do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado,  o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios concede ao parlamentar alagoano  a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, “pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral”.

Renan recebeu o Grão Colar, “o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente”.

O senador não é citado no corpo da notícia divulgada pelo tribunal, mas seu nome está na lista dos 150 agraciados, anexada na publicação oficial.

A seguir, o Blog reproduz  a notícia divulgada pelo TJDFT na sexta-feira:

 

Na noite dessa quarta-feira, 20/2, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio do Conselho Tutelar da Ordem do Mérito Judiciário, homenageou 150 personalidades com a mais alta distinção honorífica do TJDFT: a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal – OMJDFT.

A Solenidade grandiosa e concorrida, ocorreu no Centro de Convenções de Brasilia e foi prestigiada por muitas autoridades, amigos e familiares dos homenageados.

Entre os agraciados, estão senadores, deputados, presidentes e ministros de Tribunais superiores e estaduais, autoridades militares e eclesiásticas, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, jornalistas e servidores do TJDFT. Além desses, nove instituições públicas e privadas também foram homenageadas: a Secretaria de Segurança Pública do DF; o Comando Militar do Planalto; os Tribunais de Justiça de Minas Gerais, de Roraima e de Mato Grosso do Sul; as instituições de ensino superior Centro Universitário do DF e de Brasilia; além da Terracap e do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.

Também foram homenageados a Presidenta e o Vice-Presidente da República, Dilma Roussef e Milchel Temer, e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, que não puderam comparecer ao evento.

A Ordem do Mérito do TJDFT é concedida pelo Tribunal, por meio do Conselho Tutelar, formado por desembargadores da Casa. O Conselho é Presidido pelo Chanceler da Ordem, Presidente do Tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, e formado pelos Conselheiros da ordem, que são o 1º Vice-Presidente, desembargador Sérgio Bitencourt; o 2º Vice-Presidente, desembargador Lecir Manoel da Luz; o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Dácio Vieira; e pelos desembargadores mais antigos da Corte, Otávio Augusto Barbosa e Getúlio Vargas de Moraes Oliveira.

Os agraciados receberam as comendas nos diferentes graus: Grão Colar, o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente ao pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser agraciados com a Insígnia da Ordem os Estabelecimentos de Ensino, as Instituições Jurídicas Civis e Militares, representados por suas bandeiras ou estandartes, nacionais ou estrangeiras, por ações que as credenciem a esse preito de reconhecimento e gratidão.

A OMJDFT foi instituída pelo Tribunal, em 13 de setembro de 1999, pela Resolução nº 10, para agraciar e homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral. A solenidade de ontem foi a 8ª entrega de comendas realizada pelo TJDFT.  Os agraciados são indicados pelos Desembargadores do TJDFT, Juízes, Diretores dos Fóruns e o Secretário-Geral do TJDFT, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.

Comentários

  1. Não entendo com um tão desacreditado com a sociedade tão corrupto, pode receber um titulo deses, é o fim da picada!

  2. Isso é pra população aprender que lei, cadeia , penalidade só vale para os pobres . Quem tem dinheiro, colarinho branco, principalmente político que manipula a lei pra eles mesmos, tem a certeza de que não será punido, neste país onde aumenta mais ainda a impunidade e joga na cara da sociedade na realidade quem comanda e não vai largar o “osso”. infelizmente só envergonham quem trabalha e é honesto.

  3. Renan Calheiros recebe o Gran-Colar,“pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF,ou à cultura jurídica em geral.´´
    Quer dizer que;manter teúda-manteúda,com proventos ilícitos,sim,por que nem caráter para manter sua amásia com proveitos próprios este indivíduo possui.Apresentar notas frias,cometendo série de crimes contra às leis vigentes deste mesmo judiciário e por desembargadores que por OBRIGAÇÃO,DEVERIAM ZELAR PELAS ORDENS E LEIS,concedem esta comenda.!!! Realmente estamos a beira do abismo!!!Contrários totalmente ao bom senso e aos critérios de uma Nação ordeira e progressista.Para mim,respeitando-se o fator cronológico,a nossa situação atual é muito semelhante ao período que antecedeu a revolução francesa.Até personagens muito parecidos à Luiz XV e Maria Antonieta nós identificamos em nosso governo.

  4. O Poder Judiciário cada vez mais se enreda com o Legislativo e torna-se subserviente ao Executivo. É vergonhoso que um sujeito desse – corrupto – seja homenageado nesse país e principalmente por quem aplica as leis. O Judiciário tem o dever de ser imparcial em tudo. Não deveria homenagear ninguém a fim de manter sua imparcialidade.

  5. Que valores tal instituição considera a ponto de conceder alguma honraria a este senhor, depois de tantas e tantas falcatruas e desvios éticos, morais, etc. O Senado aprovou seu nome e agora o Tribunal o condecora. Felizmente as 1,6 milhões de assinaturas pedindo sua saída da presidência são um alento de que nem tudo está perdido. Agora, que é uma afronta às pessoas honestas, de bem, isso é!

  6. AINDA CONTINUO PERGUNTANDO …QUE SABE ESSE CIDADÃO PRA COLOCAR TODO MUNDO SOB SEUS PÉS ?QUE FORÇA ELE TEM PRA SUBJUGAR TODOS SEM EXCEÇÃO..

  7. Fiquei sem entender este barato….será que não é para entender mesmo!! credo…valôres invertido é de arrepiar…

    1. Poderiam também homenagear os ratinhos que as meninas fotografaram no senado, assim seria de melhor proveito estas medalhas.

  8. Não consigo ver importância alguma numa comenda distribuída a rodo. É mais uma forma de se fazer demagogia com o dinheiro do povo. E tem outra, tivesse meu nome na mesma distinção de Renan Calheiros, com certeza recusaria.

  9. Isso é Brasil?! O que fazer mais depois desta notícia? Se a inversão de valores tomou conta de nossas Instituições Públicas, onde, são valorizados e respeitados : os “Corruptos, Desleais, Desonestos, para não falar em outros predicados negativos que assolam o Poder Público de nosso País” e ainda precisamos votar ???? é lamentável tudo que está acontecendo no Brasil… que futuro deixaremos para nossos jovens e crianças? com quais valores deveremos orientá-los???

  10. Eu soh fico me perguntando pra quem essa medalha representa alguma coisa! Podiam condecorar um cachorro ou um senador ou um coelho ou um governador ou um cuco ou um prefeito ou um macaco ou um palhaco ou um corrupto ou um pastor ou qualquer um ou coisa que seja, pra quem isso tem valor? A mais alta honraria, e qual a mais baixa? Eu prefiro ser honrado com a mais baixa honraria se eu souber que entre os condecorados sao cidadaos como eu, de bem! “A mais alta honraria” para a mais alta cupula de falcatrua! Isso eh o que essa medalha significa e quem ja recebeu e tem honra de verdade, com certeza nem na gaveta quer mante-la guardada!

  11. Fico pasmo com tanta hipocrisia, receber medalha? Depois de tudo? O pior é o povo que elegeu esses caras e os colocaram ai, juntam com algumas redes de imprensa que adoram manipular as mentes dos eleitores, dai o país vive nessa palhaçada politica, detalhe que ninguém que tem poder move uma palha para mudar isso, ABSURDO! E também é claro não podemos deixar de citar os GRANDES que sempre tem um dedo nessa medíocre politica, que só beneficia os corruptos e os ladrões que estão no poder! Acorda BRASIL!!!

  12. Eu quero saber aonde esta a democracia deste país.A vontade do povo é que haja justiça .Aonde estão os culpados do mensalão ?.A população esta diante de tantos ladrões que se cala,não tem pra onde correr.

    1. Circo? Acho que estamos presenciando uma arena de horrores de ensandecidos governantes aos quais o povo, mais ensandecido ainda, em sua grande maioria, aplaude de pé os desmandos desse país…Que haja misericórdia sobre nós, filhos lúcidos em meio a essa doença chamada corrupção que se instalou sobre nós!!!

  13. Muito sem noção estes desembargadores. Que eles recebam a condecoração máxima no quesito dane-se o povo!

  14. Quando vi o título Tribunal concede medalha a Renan Calheiros, pensei, deve ser o de vigarista, caloteiro do ano, cara de pau. Mas enfim, lembrei-me que resido no Brasil; e aqui a confraria dos pulhas é insolúvel.

    1. Caro Marco Antônio, Mantive a íntegra do texto do tribunal e o erro é outro: a nota cita o ministro Joaquim Barbosa como presidente do “Supremo Tribunal de Justiça”. Um equívoco, sem dúvida. Grato, abs. Fred

  15. Não sei o que doi mais, se é ter como presidente do Senado Federal uma pessoa que foi acusada de lavagem de dinheiro e outros crimes, ou é ver essa pessoa ser premiada nessas condição. Mas de uma coisa eu tenho certeza: falta vergonha na cara de quem vota em gente desse tipo e sobra hipocrisia em quem premia o tal.

  16. Que ABSURDO, a justiça de nosso país está uma verdadeira piada!!! Agora ser honesto significa ser o otário da vez e o Corrupto (para eu tem o mesmo significado de assassino) recebe medalha??? Como diz a música QUE PAÍS É ESSE? :0

  17. Num momento em que a sociedade brasileira se manifesta contrária ao estado permanente de corrupção que salta aos olhos com esse triste e vergonhoso fato que foi a eleição de Renan para a presidencia do senado, surge essa homenagem totalmente fora de contexto e que só gera mais constrangimento. Lastimável!

  18. Vergonha, acinte, imoral, injusto, afronta, isso tudo é pouco para classificar um ato desses. Realmente, quando nossa mídia maior (globo), se cala, o povo não fica sabendo, se nem a avalanche de assinaturas contra esse Senhor na presidência do senado, a vênus platinada noticiou. Ainda me pergunto até hoje. Onde estão os cara-pintadas. Ahhh foi a vênus platinada que incitou o levante. Como sempre, De Gaulle estava certo.

  19. Estão afundando nossa pouca moral,cada vez mais,na lama… e agora com uma pequena ajuda do nosso querido judiciário.

Comments are closed.