Tribunal concede medalha a Renan Calheiros

Frederico Vasconcelos

– Em “solenidade grandiosa”, Tribunal do DF distribui 150 medalhas

 – Homenageados, Dilma, Joaquim e Temer não puderam comparecer

Na mesma semana em que um documento com 1,6 milhão de assinaturas pede o impeachment do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado,  o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios concede ao parlamentar alagoano  a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, “pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral”.

Renan recebeu o Grão Colar, “o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente”.

O senador não é citado no corpo da notícia divulgada pelo tribunal, mas seu nome está na lista dos 150 agraciados, anexada na publicação oficial.

A seguir, o Blog reproduz  a notícia divulgada pelo TJDFT na sexta-feira:

 

Na noite dessa quarta-feira, 20/2, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por meio do Conselho Tutelar da Ordem do Mérito Judiciário, homenageou 150 personalidades com a mais alta distinção honorífica do TJDFT: a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal – OMJDFT.

A Solenidade grandiosa e concorrida, ocorreu no Centro de Convenções de Brasilia e foi prestigiada por muitas autoridades, amigos e familiares dos homenageados.

Entre os agraciados, estão senadores, deputados, presidentes e ministros de Tribunais superiores e estaduais, autoridades militares e eclesiásticas, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, jornalistas e servidores do TJDFT. Além desses, nove instituições públicas e privadas também foram homenageadas: a Secretaria de Segurança Pública do DF; o Comando Militar do Planalto; os Tribunais de Justiça de Minas Gerais, de Roraima e de Mato Grosso do Sul; as instituições de ensino superior Centro Universitário do DF e de Brasilia; além da Terracap e do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.

Também foram homenageados a Presidenta e o Vice-Presidente da República, Dilma Roussef e Milchel Temer, e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, que não puderam comparecer ao evento.

A Ordem do Mérito do TJDFT é concedida pelo Tribunal, por meio do Conselho Tutelar, formado por desembargadores da Casa. O Conselho é Presidido pelo Chanceler da Ordem, Presidente do Tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, e formado pelos Conselheiros da ordem, que são o 1º Vice-Presidente, desembargador Sérgio Bitencourt; o 2º Vice-Presidente, desembargador Lecir Manoel da Luz; o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Dácio Vieira; e pelos desembargadores mais antigos da Corte, Otávio Augusto Barbosa e Getúlio Vargas de Moraes Oliveira.

Os agraciados receberam as comendas nos diferentes graus: Grão Colar, o mais alto da Ordem do Mérito Judiciário, representado por medalha pendente ao pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente ao pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser agraciados com a Insígnia da Ordem os Estabelecimentos de Ensino, as Instituições Jurídicas Civis e Militares, representados por suas bandeiras ou estandartes, nacionais ou estrangeiras, por ações que as credenciem a esse preito de reconhecimento e gratidão.

A OMJDFT foi instituída pelo Tribunal, em 13 de setembro de 1999, pela Resolução nº 10, para agraciar e homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral. A solenidade de ontem foi a 8ª entrega de comendas realizada pelo TJDFT.  Os agraciados são indicados pelos Desembargadores do TJDFT, Juízes, Diretores dos Fóruns e o Secretário-Geral do TJDFT, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.

Comentários

  1. É a PRIMEIRA vez que vejo os políticos reagindo CONTRA a vontade popular num ato TÃO FLAGRANTE, como se considerassem o POVO como INIMIGO deles. Inimigos!!! Uma resposta aos inimigos!!!
    Nunca vi tamanho absurdo. Este país é mais surreal que os contos do Lewis Carroll…

  2. o brasil esta uma vergonha, vamos por os cara pintada na rua, e vamos tambem parar de votar, ai quero ver esses vagabundos receberem medalhas eu pago mais não voto há mais de trinta anos, por causa disso ai

  3. Eh por essas e outras que tem, cada dia mais, pessoas optando pela corrupção, pq, além de sair na vantagem, o cara ainda eh haromenageado e não sofre as sansões que lhe são cabíveis. O que falta mais pra legalizar essa corrupção? A assinatura de quem? Quem poderá nos socorrer?

  4. Se 1.6 milhao de assinaturas contra corrupcao no senado resulta em honra ao inves de impeachment, o que “nao votar” vai nos trazer??

  5. Acho justo o reconhecimento de relevantes serviços prestados à justiça. Entretanto, acho injusto o critério de avaliação pela falta de transparência, principalmente sobre Renan Calheiros que a sociedade esclarecida pede o seu o seu afastamento para processo por desvio de conduta?

  6. tudo em nossa volta cheira corrupçao.. vc ve a corrupçao.. toda obra, contruçao toda licitaçao tem corrupçao..tem a lei da vantagem.. eles descobrem..eles mostram pra gente ..tem a prova.. e dai o tal sujeito vai la é diz “eu fui eleito pelo povo brasileiro”..

  7. Mais uma vez pergunto: onde estão os juízes que costumeiramente vem neste blog comentar que o judiciário recebe críticas injustas e que a imprensa tem um “complô” para desmoralizá-lo? Onde estão? Por que não comentam esta matéria? Quase uma centena de comentários e ficaram tão caladinhos…

  8. Pois é, enquanto o ‘merecimento’ para promoção no Poder Judiciário depender de política e não de competência, continuaremos a ver bizarrices como essa. O pior não é nem o Renan, mas sim o fato do Judiciário, em pleno século XXI, continuar gastando tempo e dinheiro (público) com bobagens igual essas de distribuir medalhas…..

  9. O cômico na história, é que,: os heróis e justiceiros, que hoje o acusam, são, na verdade, seus cumplisses e aliados do passado. Quanta hipocrisia. Haja saco!!!

  10. Será que o povo brasileiro vai aceitar por tanto tempo a falta de caráter de políticos e autoridades? Só tem um jeito; irmos para rua mostrar nossa força

  11. O Congresso (Renan e sua corja) tentou “aliciar” a Igreja Católica, e foram REPUDIADOS por Dom Miguél , indignado com o aumento salarial de mais de 60% a si mesmos, congressistas. Depois estão tentando ter ao seu lado as Forças Civis (Delegados de Polícia do Brasil) para constranger a População Civil, recebendo (Sr. Renan), a “medalha Romeu Tuma- que todos sabemos quem foi e quem é)… Mais uma, agora o “digno Renan” recebe mais uma honraria do Supremo do Distrito Federal (Renan é de Alagoas), tentandoi “aliciar” ou Poder a seu favor (Judiciário). Que estarão agora pensando em fazer para “ludibriar” as Forças Armadas??? A SOCIEDADE ESTÁ INFLAMADA… REVOLTADA….ESCANDALIZADA e NÃO AGUENTA MAIS…. JUVENTUDE, FAMILIAS , INTELECTUAIS E CIDADÃOS HONESTOS DO NOSSO BRASIL, SE UNAM CONTRA ISTO TUDO URGENTE, ANTES QUE SEJA TARDE!!!
    ALIA JACTA EST….Nada de CARPE DIEM!!!

  12. Apresento, como cidadão brasileiro, ainda dotado de pudor, as minhas congratulações ao ministro Joaquim Barbosa, por NÃO COMPARECER A ESTE VERGONHOSO EVENTO

  13. A presença desse cidadão no senado já é um ABSURDO, agora coroado com esse reconhecimento….mas de que???
    ACORDA BRASIL! Voto é coisa séria, senão dá nisso ai! …

  14. É uma demonstração de que não existe respeito e temor perante a população brasileira. E de que muito menos 1,6 milhões de eleitores tem o poder de mudar alguma coisa. FALTA DEMOCRACIA NESSE PAÍS!

  15. Acabou para o Brasil, país de ignorantes, idiotas, que votam em troca de qualquer trocado. Povo ignorante que quanto mais em direção ao polo norte mais analfabeto e vendável. Se puder vou sair daki pois dar murro em ponta de faca não aguento mais!

  16. Se fosse um dos restantes 149 agraciados, me recusaria a receber esta medalha sabendo que a mesma também foi concedida a Renan Calheiros.

  17. Como candango, vivendo em Brasília desde meus primeiros anos de vida, jamais me senti tão envergonhado! O que é o Tribunal de Justiça da DF?????

  18. Eu não sei se as vezes estes políticos não estão querendo nos pregar uma peça mas sei que estão utilizando nosso dinheiro para manter um Senador em final de carreira no cardo com varias denuncias mas todos tem medo te citar algo do Senador Renan Calheiros como se tivesse algo a esconder algo comprometedor para suas carreiras
    Já que a mídia não fala nada a população tem que estar ciente em quem vai votar nas próximas eleição

  19. Quem está governando nosso país, o povo, com 1.6 mi pessoas mostrando a indignação de uma nação vontade ou 1/2 dúzias de políticos ao seu bel-prazer? Está na hora de sairmos do papel e irmos às ruas, mostrar quem manda nesse país, exigir que medalhas e honrarias só sejam dadas a pessoas dignas que honrem nossa bandeira. Temos que lembrar aos políticos quem realmente governa essa nação. JUNTOS PELO BRASIL!!!

  20. ESTE brasil, É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO ONDE SER ; político ladrão, corrupto, contraventor de jogos de azar, pedófilo, homofóbico, espancador de mulher e incapaz E TER FORTUNAS EM PARAÍSOS FISCAIS TEM A HONRA DE SER AGRACIADOS, COM COMENDAS E MEDALHAS PELA PRÓPRIA JUSTIÇA, QUE AO MEU VER, É INJUSTA E TAMBÉM CORRUPTA, COM ALGUMAS EXCEÇÕES COMO É O CASO NOTICIADO! ISSO É UMA VERGOOOONHA.

  21. Não temos que aceitar, não!!!! Temos que ter coragem de ir para as ruas lutar pelo que acreditamos que é correto, temos que lutar pelo bem do nosso país, e tirar estes corruptos do lugar onde eles não merecem estar.

Comments are closed.